Foco

Iranianos protestam em massa após assassinato de Soleimani

Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas de Teerã nesta sexta-feira, 3, para protestar contra os «crimes» dos Estados Unidos, após o país ter reivindicado a autoria dos bombardeios que mataram o general Qassem Soleimani, em um aeroporto de Bagdá (Iraque). Nas fotos, é possível ver iranianos queimando as bandeiras dos EUA e de Israel.

LEIA MAIS:
Bolsonaro se reúne com Heleno para articular resposta a ataque dos EUA ao Irã

Com frases como «Morte aos Estados Unidos» e cartazes com a foto do general, os manifestantes lotaram as ruas ao longo de vários quarteirões no centro da capital iraniana depois das orações desta sexta. Mais cedo, o presidente, o ministro das Relações Exteriores e o Líder Supremo do Irã deram declarações de pesar e ameaças contra os EUA. O bombardeio foi classificado como um «ato de terrorismo» e «violação à soberania» do País.

Recomendados

«Sem dúvida, o Irã e outros países que buscam a liberdade na região, se vingarão», afirmou o presidente iraniano, Hassan Rohani.

Enquanto isso, o Líder Supremo do Irã, Ali Khamenei, declarou: «todos os inimigos devem saber que a resistência jihad continuará com uma motivação dobrada, e uma vitória definitiva dos combatentes na guerra santa ainda é esperada».

Na manhã desta sexta, Khamenei anunciou que o brigadeiro-general Esmail Ghaan ocupará o posto deixado por Soleimani e que a Guarda irá permanecer «inalterada». Até o momento, ele era vice-comandante da força Al-Qods, responsável pelas operações estrangeiras do Irã. (Com agências internacionais).

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos