Foco

Bolsonaro quer criação de gado em terra indígena para derrubar preço da carne

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse nesta quinta-feira (19) que a criação de gado em terra indígena pode ajudar a derrubar o preço da carne. «Temos de criar mais boi aqui para diminuir o preço da carne. Eles podem criar boi», comentou o presidente, dirigindo-se a indígenas que o acompanhavam em frente ao Palácio da Alvorada.

Bolsonaro afirmou que deve enviar um único projeto ao Congresso para regulamentar exploração comercial de gado, agricultura e minério em terras indígenas. O presidente chamou a proposta de «lei áurea para o índio», em alusão à lei que terminou com a escravidão em 1888.

Veja também:
Família norte-americana quer ressuscitar filha de 2 anos por meio da oração
Marília Mendonça apresenta com o marido quarto do primeiro filho

Recomendados

«Quero dar independência para eles. Se eles querem pegar a terra, arrendar para alguém plantar soja, milho, faça isso. Respeitando a legislação», declarou Bolsonaro.

Bolsonaro disse que o projeto está pronto e o governo estuda o melhor momento para entregá-lo ao Congresso. O presidente afirmou que já viu líderes na Câmara contra a proposta. «Contra por quê? Vão continuar explorando terra deles (dos indígenas). Extração de maneira ilegal, extração mineral ilegal, (como) vem acontecendo», comentou Bolsonaro.

O presidente afirmou que há interesse estrangeiro em demarcar terras indígenas e torná-las «independentes» para explorar o território. «A ideia não é protegê-los. É pegar o que eles têm de bom lá, ou a gente acha que o estrangeiro está preocupado com o futuro dela e dele? Não tá preocupado», disse.

Bolsonaro também insinuou que o governo já deixou propositalmente de atender índios doentes. «Já tivemos problema no pelotão de fronteira do Exército. Chega o índio picado de cobra (lá). Não deixava ser atendido e o índio morria. Não queriam que os outros índios vissem que nós poderíamos curar alguém picado de cobra. Qual era a intenção disso? Deixar as terras virgens, intactas, para serem exploradas no futuro por outros povos», disse o presidente.

Comissão aprova PEC

Em agosto, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou parecer pela admissibilidade de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prevê atividades agropecuárias e florestais em terras indígenas.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), porém, não instalou comissão especial para discutir a proposta, passo seguinte necessário para a tramitação do texto.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos