Foco

74 mil eleitores do ABC têm até quinta para cadastrar a biometria

A quinta-feira (19) é o último dia para registrar a biometria no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para os eleitores de São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Nas eleições de 2020, o tribunal vai usar a digital eletrônica para identificar os votantes nessas cidades, por isso a urgência no registro. No entanto, 74.800 pessoas nos três municípios ainda não tinham cadastrado a digital até o último balanço, segundo o TRE.

Em São Caetano, 37.724 votantes não têm biometria, o que representa 26,3% do eleitorado da cidade. Ribeirão Pires ainda possui 29,4% dos eleitores sem cadastro, equivalente a 26.659  pessoas. Rio Grande da Serra tem números próximos da cidade vizinha: 29,5% dos 24.903 eleitores sem biometria, o que representa 10.417 pessoas.

Recomendados

Veja também:
‘Havendo forças para continuar, continuo’, diz Bruno Covas
Câmara dos EUA vota impeachment de Trump nesta quarta

Quem não cadastrar a biometria terá o título de eleitor cancelado e deverá comparecer ao cartório eleitoral do seu domicílio para regularizar a pendência até o dia 6 de maio sem multas. Caso contrário, não poderá votar em 2020 e só depois da eleição poderá recuperar o título. Além disso, caso não justifique a falta na eleição, o eleitor será multado em valor a ser decidido por um juiz eleitoral.

Para fazer a biometria, é preciso comparecer à zona eleitoral que oferece o serviço com um documento original com foto, comprovante de residência e o título de eleitor (se tiver).

Nas eleições de 2020, os eleitores irão às urnas escolher prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. As zonas eleitorais de Santo André e São Bernardo já realizam o cadastro da biometria, mas a ação ainda não é obrigatória para a próxima eleição. Os eleitores dessas cidades e da capital que quiserem se cadastrar podem registrar a digital em suas zonas eleitorais domiciliares até o dia 6 de maio.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos