Foco

Mortes de líderes indígenas atingem maior número desde 2008

Comunidade indígena do Jaraguá Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress

O número de líderes indígenas que perderam a vida durante conflitos no campo desde janeiro de 2019 foi o maior em pelo menos 11 anos, informou a Comissão Pastoral da Terra (CPT) nesta segunda-feira (9). De acordo com os dados preliminares, foram registradas sete mortes neste ano, contra duas em 2018.

ANÚNCIO

LEIA MAIS:
Bolsonaro chama Greta Thunberg de ‘pirralha’; ativista de 16 anos responde

O balanço final só será conhecido em abril de 2020, mas inclui os dois indígenas Guajajara mortos no Maranhão, em Jenipapo dos Vieiras, no último fim de semana, e do ativista da etnia Tuyuca Humberto Peixoto Lemos que faleceu depois de ser agredido a pauladas.

Recomendados

Segundo a coordenação nacional da CPT, citado pelo site «G1», o aumento no número de mortes está relacionado com um discurso de «violência institucionalizada» nos conflitos do campo. No total, 27 pessoas morreram em decorrência desse motivo durante todo o ano, sendo que sete eram líderes indígenas. A cifra é maior do que a registrada em 2018, quando aconteceram 28 mortes.

Os dados são enviados pelas pastorais de cada região e dizem respeito apenas aos assassinatos ligados a conflitos por terra. «Nós vivemos um momento em que o Estado é o agente promotor das agressões. Com todo esse momento político que a gente vive, os responsáveis pelas violências decidiram que esses povos indígenas não têm direitos e que têm que ser eliminados. Com isso, a gente está vendo um massacre», afirmou Paulo Moreira, coordenador da Pastoral da Terra.

Tags

Últimas Notícias