Foco

Bebê nasce na via Anchieta com ajuda da Polícia Militar e Ecovias

O trânsito no horário de pico da manhã de ontem na via Anchieta parou para ver a chegada de Iago. O parto ocorreu dentro de uma viatura da PM (Polícia Militar), sob os cuidados de policiais e socorristas da Ecovias. Mas a saga de Iago para chegar ao mundo começou minutos antes, mudando a rotina de trabalho dos soldados Aramis Nascimento e Josué Amaro.

Aramis conta que ele e o parceiro receberam instruções para auxiliar uma mulher que passava mal na Vila São Pedro por volta das 7h. “Quando chegamos, encontramos a mãe com a bolsa rompida. Resolvemos levá-la até o HMU [Hospital Municipal Universitário, referência em partos em São Bernardo].”

LEIA TAMBÉM:
Mega-Sena milionária: prêmio de R$ 50 milhões no sorteio desta quarta-feira
Previsão do Tempo: mesmo com chuva, temperaturas disparam em SP nesta quarta

Recomendados

Tudo corria bem no trajeto até a equipe entrar na Anchieta. “O trânsito parou e resolvemos estacionar no km 18 para fazer o parto, porque a mãe disse que estava nascendo”, conta o soldado Aramis.

Os policiais recebem aulas de primeiros socorros durante a formação, mas Aramis conta que realizar partos é bem diferente das ocorrências do dia a dia. “Na hora, ficamos desesperados, principalmente por conta da higiene, que na viatura não é a mesma que num hospital.”

Durante o trabalho de parto, os policiais foram auxiliados por uma equipe da Ecovias, que passava pelo local. O técnico de enfermagem Fernando Luiz e o resgatista Cláudio Aluísio terminaram os procedimentos para que Iago olhasse o mundo pela primeira vez. O médico da equipe da Ecovias, Benedito Amorim Filho, chegou em seguida. Ele conta que partos não são tão incomuns assim na rodovia. O médico calcula cerca de dois por ano. Mas a emoção  ontem contagiou a equipe. “A gente faz socorros em situação de tristeza, em acidentes. Quando tem ocorrência como essa, do nascimento de um bebê, dá uma energizada em todo mundo, tanto para policiais como para a equipe da Ecovias.”

Mãe, identificada pela polícia como Laís Cristina Alves, e filho foram transferidos após o parto para a ambulância da concessionária. Eles chegaram ao HMU por volta das 8h. Iago nasceu com 2,950 kg.

A Secretaria de Saúde de São Bernardo confirmou o atendimento aos pacientes, que até a tarde de ontem tinham boa condição de saúde.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos