Confira 5 dicas para aproveitar melhor o 13º salário

Por Metro Jornal

O 13º salário é um benefício que geralmente é concedido aos trabalhadores com carteira assinada, no final do ano. Muitos brasileiros aguardam o dinheiro para viajar, comprar presentes de Natal ou mesmo material escolar. Contudo, dá para pensar em outras formas melhores de aproveitar essa grana extra.

Veja também:
Você sabe para onde vai o seu imposto?
Quem tem direito a guarda do pet após o divórcio?

"Assim que recebê-lo, é necessário priorizar as dívidas e parcelamentos que tenham sido feitos durante o ano e, posteriormente, pensar em investir e vê-lo render a longo prazo", indica a consultora financeira Dora Ramos, CEO da Fharos Contabilidade.

Por lei, trabalhadores contratados pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), independentemente de ser doméstico, rural ou avulso, têm direito ao 13º. Mas é preciso que esteja atuano na empresa por, no mínimo quinze dias com carteira assinada. Quem está a menos de um ano, recebe o valor proporcional aos meses trabalhados.

Confira cinco dicas de Ramos para fazer esse dinheirinho render melhor:

  1. Organize-se: esse é o momento ideal para sair do vermelho e colocar as contas em dia. Dívidas como cartão de crédito e cheque especial devem ser priorizadas.
  2. Economize: aproveite o dinheiro extra para juntar e se planejar melhor financeiramente ao longo do ano.
  3. Invista: se está tudo em dia, é hora de fazer esse valor render ainda mais. Para além da conta-poupança, existem diversas opções mais rentáveis atualmente.
  4. Reserve: uma alternativa é criar um fundo de emergências, para garantir mais segurança e tranquilidade no dia a dia.
  5. Planeje: vale pensar até em como usar esse dinheiro para gastos cotidianos ao longo do ano seguinte, como compras de itens sazonais (material escolar) ou impostos anuais (como IPVA).
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo