Foco

Vírus zika pode deter o câncer de próstata, indica pesquisa da Unicamp

Flávia Luisa – Divulgação/Agência Fapesp

O mesmo grupo de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que revelou o potencial do vírus zika para combater tumores cerebrais agora tem uma nova descoberta.

ANÚNCIO

A equipe liderada pelo professor Rodrigo Ramos Catharino mostrou que o agente desencadeador da doença também pode ser uma arma contra o câncer de próstata.

Por meio de experimentos, os cientistas observaram que o zika, mesmo após ser inativado por alta temperatura, é capaz de inibir a proliferação das células tumorais. Os resultados da pesquisa, apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foram divulgados na revista Scientific Reports.

Recomendados

Segundo o professor, o próximo passo é testar o tratamento em animais. «Caso os resultados sejam positivos, pretendemos buscar parcerias com empresas para viabilizar os ensaios clínicos», detalha.

O estudo
Para descobrir de que modo o zika alterou o metabolismo das células do tumor, o material foi analisado em um espectrômetro de massas – aparelho que permite separar e identificar elementos de acordo com sua massa.

Em seguida, foi feita uma análise estatística que revelou 21 marcadores capazes de descrever de que modo o vírus afeta o metabolismo do tumor e inibe sua proliferação.

Segundo o pesquisador, o conjunto de 21 marcadores pode auxiliar tanto no entendimento das alterações bioquímicas induzidas pelo vírus, quanto na busca de alvos terapêuticos, abrindo caminho para diversos novos estudos.

Tags

Últimas Notícias