Foco

Brasil reconhece Jeanine Añez como nova presidente da Bolívia

O governo brasileiro anunciou nesta quarta-feira (13) que reconhece a senadora Jeanine Áñez como nova presidente da Bolívia. A informação foi publicada no Twitter do Ministério das Relações Exteriores. Na mensagem, a administração do presidente Jair Bolsonaro ressaltou a determinação da opositora boliviana de trabalhar para garantir novas eleições, além de demonstrar que quer aprofundar a «fraterna amizade» entre os dois países.

«O governo brasileiro congratula a senadora Jeanine Áñez por assumir constitucionalmente a Presidência da Bolívia e saúda sua determinação de trabalhar pela pacificação do país e pela pronta realização de eleições gerais. O Brasil deseja aprofundar a fraterna amizade com a Bolívia», diz o texto.

LEIA MAIS:
Trânsito de SP ‘mata’ mais aos domingos

Jeanine se autoproclamou a nova presidente interina da Bolívia, preenchendo o vácuo de poder gerado pela renúncia de Evo Morales e de todos os que estavam na linha de sucessão. «Vou levar o processo adiante e convocar eleições o quanto antes», disse ela. A decisão foi tomada em uma sessão legislativa especial da Assembleia boliviana, poucas horas depois que Morales desembarcou no México acompanhado por seu vice-presidente, Álvaro García Linera, e a ex-ministra da Saúde, Gabriela Montaño, após receber asilo político do governo de Andrés Manuel López Obrador. Já no território mexicano, o ex-presidente da Bolívia denunciou novamente «um golpe» contra ele, além de condenar a posse da opositora Jeanine.

«Foi consumado o golpe mais astuto e nefasto da história», escreveu no Twitter. «Uma senadora de direita golpista se autoproclama presidenta do Senado e logo presidenta interina da Bolívia sem quórum legislativo, rodeada de um grupo de cúmplices e apoiada pelas Forças Armadas e polícia que reprimem o povo», acrescentou.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos