Foco

Evo Morales convoca novas eleições na Bolívia

Getty Images

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou neste domingo a convocação de novas eleições na Bolívia e uma mudança total do corpo eleitoral, pouco depois de tomar conhecimento sobre um relatório preliminar da Organização dos Estados Americanos (OEA) que encontrou irregularidades nas eleições.

ANÚNCIO

Leia mais:
VÍDEO: Palco cai em teatro no interior de São Paulo e deixa seis feridos
Segundo dia de Enem tem provas de ciências da natureza e matemática

«Decidi renovar o Supremo Tribunal Eleitoral e convocar novas eleições», disse Morales em comunicado à imprensa, sem mencionar o relatório da OEA. O presidente solicitou a todos os órgãos do governo uma mobilização para pacificar o país. «Todos temos que pacificar a Bolívia», disse.

Recomendados

A comissão de auditoria da Organização dos Estados Americanos (OEA) recomendou a realização de novas eleições com um novo tribunal eleitoral, depois de encontrar irregularidades nas eleições presidenciais de 20 de outubro. «O processo estava em desacordo com as boas práticas e os padrões de segurança não foram respeitados», disse a comissão em comunicado divulgado pelo secretário da OEA, Luis Almagro, em sua conta no Twitter.

«Por conta das irregularidades observadas, não é possível garantir a integridade dos dados e dos resultados».

Tags

Últimas Notícias