Foco

Hospital italiano faz primeiro transplante de vértebra na história

O Instituto Ortopédico Rizzoli, em Bolonha, na Itália, realizou pela primeira vez na história da medicina um transplante de vértebra.

O procedimento foi realizado em setembro em um paciente de 77 anos de idade que sofria de cordoma, um tumor ósseo. Foram substituídas quatro vértebras do paciente, que estavam preservadas no banco de tecidos musculoesqueléticos da região da Emília-Romana.

LEIA MAIS:
Explosões de gás em Roraima deixam três feridos; bombeiros ainda procuram vítimas
Prédio de sete andares desaba em Fortaleza; duas mortes são confirmadas

Recomendados

De acordo com Alessandro Gasbarrini, diretor de cirurgia vertebral, oncológica e degenerativa, «o paciente está bem e recebeu alta».

«Ele ficou conosco por 15 dias para controle. Depois, foi encaminhado para outro departamento de fisioterapia, onde se levantou novamente para ter uma vida o mais normal possível», disse Gasbarrini.

O médico ainda revelou que a cirurgia durou cerca de 12 horas e mobilizou cerca de 20 pessoas na sala de operação.

«Reconstruímos a coluna vertebral da maneira mais semelhante à conformação natural, restaurando uma anatomia perfeita graças à implantação de um osso com a mesma estrutura da que tivemos que remover devido ao tumor», afirmou Gasbarrini.

O presidente da região da Emília-Romana, Stefano Bonaccini, celebrou o resultado positivo da operação.

«Um resultado extraordinário, que representa um ponto de virada na história dos transplantes na Itália e no mundo», comemorou o político de 52 anos.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos