Foco

Tiroteios deixam dois mortos em sinagoga e loja de kebab na Alemanha

O suspeito seria um cidadão alemão de pele branca; ataques ocorreram na cidade de Halle

Um tiroteio deixou pelo menos duas pessoas mortas e outras duas feridas em Halle, no leste da Alemanha, nesta quarta-feira (9).

Ainda não se sabe os motivos do ataque, que ocorreu perto de uma sinagoga e de uma loja de kebab, distantes 500 metros uma da outra. A Polícia de Halle anunciou no Twitter a prisão de um suspeito, mas não indicou qual teria sido seu papel na ação.

«Pedimos às pessoas que fiquem em suas casas», disseram as forças de segurança na rede social. A estação de trem da cidade de 240 mil habitantes foi fechada por precaução.

Recomendados

Um vídeo divulgado por uma TV local mostra um homem vestido com capacete e casaco verde escuro disparando detrás de um carro com uma arma de cano longo. Não está claro quais eram seus alvos. O suspeito preso seria um «alemão branco», de acordo com o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung.

Alvos

O tiroteio ocorreu em frente a uma sinagoga no bairro de Paulus, e o tabloide Bild diz que uma bomba caseira foi lançada contra um cemitério hebraico na região, mas essa informação não tem confirmação oficial.

De acordo com o presidente da Comunidade Hebraica de Halle, Max Privorozki, o agressor disparou «várias vezes contra a porta» da mesquita. «Deus nos protegeu. Tudo durou de cinco a 10 minutos», acrescentou. O local abrigava uma cerimônia religiosa no momento do ataque.

Os judeus celebraram nesta quarta o Yom Kippur, o «Dia da Expiação», uma das datas mais importantes da religião. Uma das vítimas, no entanto, foi morta em um fast food de kebab a 500 metros da sinagoga.

Uma testemunha entrevistada por uma TV local disse que estava no restaurante quando um homem de capacete e jaqueta militar jogou algo que «parecia uma granada». Segundo essa mesma pessoa, o agressor atirou na loja pelo menos uma vez. A vítima no restaurante é um homem.

A outra pessoa morta é uma mulher baleada na frente da sinagoga. Nenhum dos dois seria judeu. Steffen Seibert, porta-voz da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, lamentou as «terríveis notícias de Halle».

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos