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Ônibus: 1º dia de pagamento com cartão traz dúvidas

Adesivo no ônibus indica que coletivo aceita pagamento de tarifa com cartão ou celulares com NFC Prefeitura de São Paulo

O primeiro dia em que 12 linhas de ônibus começaram a aceitar cartões de débito e crédito para pagar a passagem, ontem o método foi subutilizado. Os motivos variam da falta de informação à reprovação da nova forma de pagamento.

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Um total de 200 ônibus que atendem a 12 linhas estão, desde ontem, equipados com catracas que leem dispositivos de pagamento com a tecnologia NFC –cartões, celulares, relógios.

“Não quero [usar] nem acho que tem que ser aprovado, acho que o bilhete único já é suficiente” comentou a autônoma Neire Araújo, 47 anos. Ela explica o motivo: “Acho que não se pode expor muito coisas que tratam de dinheiro”.

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Já o embalador Rafael Gomes, 23 anos,  “não tinha visto” que o novo método estava em operação e que, se soubesse, teria estreado já no primeiro dia. “Por exemplo hoje [ontem] eu tive que parar no terminal para carregar o meu bilhete, mas se soubesse antes, teria usado o outro jeito.”

A informação de quais ônibus estão participando também dificulta o teste do novo pagamento, como conta o vendedor Sérgio Augusto Magalhães, 32 anos: “Não sabia que essa linha podia, mas sabia que estava acontecendo já.”

O administrador Ismaique Batista, 26 anos, quer testar o novo método, mas ainda não conseguiu.  “Ainda não testei. Gostaria de testar, mas não uso nenhuma das linhas que estão sendo testadas. Eu acho que deveria expandir.”

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