Foco

Caminhoneira trans ganha desfile de moda em sua homenagem em São Paulo

Arquivo pessoal

A história de Afrodite, de 70 anos, ficou conhecida em julho deste ano, quando a caminhoneira trans participou de uma campanha de comerciais da Shell.

ANÚNCIO

O Causo da Afrodite A série De Causo em Causo conta histórias de caminhoneiros e caminhoneiras incríveis. E no segundo episódio, você vai conhecer a história da Afrodite, uma caminhoneira que descobriu muito mais do que novos lugares na estrada, descobriu quem era ela mesma. Dê o play e conheça o Causo da Afrodite agora mesmo. 😉 Descrição do vídeo #PraCegoVer: Filme começa com a mão da Afrodite segurando a sua carteira de habilitação, onde vemos sua foto ainda como homem. No documento, está escrito o seu nome antigo: Heraldo Almeida Araujo. Câmera se afasta e sobe, mostrando que o rosto da Afrodite, que aparece de cabelos loiros à altura do ombro, batom vermelho, colar de pérolas e vestido vermelho, olhando para a câmera. Corta a cena e mostramos parte do vestido dela com o céu de fundo. Entra letreiro sobrepondo a imagem “De Causo em Causo. O Causo da Afrodite”. Na próxima cena, câmera mostra maquiagens e acessórios em cima do painel do caminhão. Na sequência, mostra a Afrodite preparando o batom. Câmera muda e a vemos passar o batom através do retrovisor do caminhão e depois a vemos de frente, passando rímel nos cílios. Cena corta e mostra uma sequência de fotos antigas de Afrodite ainda como Heraldo. Na cena seguinte, vemos Afrodite, com suas mãos femininas, mexendo no motor do seu caminhão. Cena rápida mostra uma foto antiga de Afrodite ainda como Heraldo e em uma farda de militar. Na próxima cena, a câmera mostra a nossa protagonista acompanhando o profissional trocar o óleo do seu caminhão com Shell Rimula. Mostramos um vestido estendido, depois câmera filme um quadro baixo, mostrando somente os pés dela caminhando por entre os caminhões estacionados. E entre eles, cena mostra Afrodite falando ao telefone com sua filha. A cena seguinte traz mais fotos antigas, mas dessa vez vemos Heraldo, sua antiga esposa e sua filha ainda de colo. Na sequência, temos uma cena focada no rosto dela e depois, uma filmagem antiga do Heraldo pescando em um barco. A cena volta para o rosto de Afrodite, que agora está sorrindo. Na próxima cena, ela entra em uma lanchonete e se senta em um dos bancos. Depois disso, a vemos em frente ao seu caminhão e a um posto Shell. Ela está arrumando o seu colar e depois os cabelos. Letreiro sobrepõe cena com assinatura de Shell Rimula: “Shell Rimula. Enfrentar distâncias é mais fácil quando você tem com quem contar.” Entra marca e assinatura da Shell, com letreiro “Vá bem. Vá de Shell.”. Publicado por Shell en Miércoles, 5 de junio de 2019

LEIA MAIS:
Peça alemã celebra vida de Rosa Luxemburgo em apresentação única na Galeria Olido
Causa da morte precoce da irmã de Louis Tomlinson é revelada

Recomendados

Após ganhar visibilidade, ela recebeu alguns convites para atuar em prol da luta pela diversidade e, um deles, foi da marca paulistana Ken-gá, que decidiu criar a coleção «Boleia Mística», inspirada na trajetória da caminhoneira transgênera.

Criadoras da Ken-gá, Lívia Barros e Janaína Azevedo fizeram o primeiro contato com Afrodite há três anos e, finalmente, conseguiram levá-la para as passarelas da moda em julho na Casa de Criadores. Agora, os itens da coleção estarão em uma mostra na Galeria Melissa até sábado, 14.

Nesta quinta-feira, 12, será exibido um documentário com relatos de Afrodite, no mesmo local, com entrada franca. A produção servirá como ponto de partida para uma conversa sobre empoderamento das minorias, feminismo, racismo e o mundo LGBT+.


Serviço:

Documentário sobre Afrodite
Quando: Nesta terça, 12, às 17h

Exposição com itens da coleção ‘Boleia Mística’
Quando: Até sábado, 14.

Local: Galeria Melissa
Endereço: Rua Oscar Freire, 827
Entrada franca

Tags

Últimas Notícias