Foco

Após Trump suspender conversas, Taleban ameaça Estados Unidos

O grupo terrorista Taleban afirmou neste domingo, 8, que os Estados Unidos «vão sofrer mais do que ninguém», depois que o presidente Donald Trump suspendeu, de repente, as conversas em curso.

O objetivo destas negociações que se arrastam há mais de um ano é pôr fim à mais longa guerra em que os Estados Unidos já se envolveram: o confronto já dura 18 anos.

Leia mais:
Segundo suspeito de torturar jovem em supermercado é preso em São Paulo
Defensoria Pública entra com liminar contra apreensão de obras na Bienal do Livro no Rio

Recomendados

«Ainda (…) acreditamos que o lado americano voltará a esta posição (…) Nossa luta durante os últimos 18 anos tinha de ter mostrado aos americanos que não ficaremos satisfeitos até vermos o fim completo da ocupação», tuitou o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, reagiu, afirmando neste domingo que os EUA estão dispostos a reabrir as negociações, se os talibãs mudarem de atitude e respeitarem seus acordos.

Pompeo disse também que o presidente Donald Trump «ainda não decidiu», se levará adiante a decisão de retirar os milhares de soldados americanos estacionados no Afeganistão, conforme previsto no projeto de acordo em discussão com os talibãs.

Em julho, o grupo praticou um atentado na capital do Afeganistão, Cabul, que matou 65 pessoas. Um carro-bomba explodiu e o grupo informou que a intenção era atingir um prédio do ministério da Defesa.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos