Foco

Estados Unidos tem três mortes por uso de cigarros eletrônicos

Os perigos para a saúde com o uso do cigarro já são bastante conhecidos em todo o mundo – em muitos países, como o Brasil, seus riscos são divulgados na própria embalagem do produto. Uma tendência em ascensão por fumantes, porém, está começando a alertar autoridades americanas: o cigarro eletrônico.

Sua principal diferença é que, ao invés da fumaça, os aparelhos que administram a nicotina – aqui em formato líquido ou em sais – emitem vapor. O uso do cigarro eletrônico, apresentado como um alternativa mais saudável, está dando sinais que pode ser tão nocivo quanto o cigarro convencional.

Nos Estados Unidos, três pessoas já tiveram mortes confirmadas por complicações de saúde causadas pelo uso do cigarro eletrônico – um quarto caso está sob suspeita. Outras 450 pessoas em 33 estados americanos tiveram problemas pulmonares graves após usarem os aparelhos.

Recomendados

Veja também:
Greve de ônibus em São Paulo chega ao fim após acordo com empresas
Crivella manda fiscais da Prefeitura para checar conteúdo LGBT na Bienal do Livro

Em um editorial no «The New England Journal of Medicine», o professor de Harvard David C. Christian pede que médicos desencoragarem pacientes a usar cigarros eletrônicos, por não ser claro quais substâncias podem ser prejudiciais – apenas os fluidos contém “pelo menos seis grupos de componentes potencialmente tóxicos”, afirmou.

O CDC, centro de controle e prevenção de doenças dos Estados Unidos, informou em nota que está investigando as mortes, pacientes doentes e os riscos do uso de cigarros eletrônicos. “Pessoas devem não considerar usar esses produtos”, disse em nota a médica Dana Meaney-Delman, que lidera a pesquisa.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos