Bar palestino no Centro de São Paulo é atacado por grupo com faca

Por Metro Jornal São Paulo

Localizado na rua Rui Barbosa, na região da Bela Vista, no centro, o bar e restaurante Al Janiah, que emprega refugiados e promove a cultura palestina, foi atacado na madrugada de domingo (1º)  por grupo armado com faca e spray de pimenta. Ninguém se feriu e o espaço continua a funcionar normalmente.

Em nota, a direção do Al Janiah escreveu que o ataque ocorreu “por volta das 3h30 da manhã”, quando “um grupo de cinco pessoas se aproximou da porta principal do estabelecimento portando uma faca e spray de pimenta”.

“As câmeras de segurança registraram o momento do covarde ataque. Os membros do grupo fugiram na sequência. Ninguém ficou ferido, nossa equipe conseguiu conter o ataque e todos os presentes estão bem.”

As imagens mostram que um dos homens, que veste boné e camiseta escura, aplica golpe de faca na porta e depois ameaça com a arma branca as pessoas que estão na calçada. Os agressores também chutam a porta, jogam spray de pimenta e atiram um objeto para dentro do bar e restaurante, de onde saem clientes às pressas.

A direção do Al Janiah afirmou que está “tomando as devidas providências” por meio de seus advogados. “Não podemos nos calar diante da motivação deste ato, num contexto de crescente discurso de intolerância e ódio que acomete este pais. Desde o início, o Al Janiah sempre foi conhecido por ser um espaço democrático, de defesa das minorias políticas e acolhimento de refugiados. Sua historia se liga a luta pela Libertação da Palestina.”

Histórico

O Al Janiah funciona desde 2016 e opera também como um centro cultural, recebendo shows e outros eventos. Entre os seus funcionários estão imigrantes da Palestina, Síria, Argélia e Cuba.

Ao portal G1, a assessoria de imprensa do estabelecimento disse que não registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil porque não foi atendida quando pediu socorro em 2016 e 2017 quando foi alvo de ataques similares.

View this post on Instagram

NOTA OFICIAL Como tem sido noticiado em parte da imprensa, o Al Janiah – Bar, Restaurante e Centro Cultural sofreu um ataque na madrugada do domingo (1/9). Por volta das 3h30 da manhã, um grupo de cinco pessoas se aproximou da porta principal do estabelecimento portando uma faca e spray de pimenta. As câmeras de segurança registraram o momento do covarde ataque. Os membros do grupo fugiram na sequência. Ninguém ficou ferido, nossa equipe conseguiu conter o ataque e todos os presentes estão bem. Não podemos nos calar diante da motivação deste ato, num contexto de crescente discurso de intolerância e ódio que acomete este pais. Desde o inicio, o Al Janiah sempre foi conhecido por ser um espaço democrático, de defesa das minorias políticas e acolhimento de refugiados. Sua historia se liga a luta pela Libertação da Palestina. Institucionalmente estamos tomando as devidas providências por meio de nossos advogados. Agradecemos o apoio que temos recebido de todos os cantos do Brasil. Não vai ser fácil destruir a solidariedade e os espaços democráticos que foram construídos. Da resistência palestina, buscamos inspiração: "Vocês que passam com palavras efêmeras, como a poeira amarga, passem onde quiserem, mas não passem entre nós como insetos com asas temos o que fazer na nossa terra temos trigo a criar e regar com o orvalho do nosso corpo temos o que a vocês aqui não agrada: temos pedra… e perdiz!" (Mahmud Darwish) É preciso estar atento e fortes. Seguimos! Nos mantemos firmes na luta, tão necessária nesse contexto de ataque à democracia. Nossa resistência continua e nossa programação cultural segue normalmente, em defesa da Cultura e celebração da diversidade. Direção do Al Janiah

A post shared by Al Janiah Oficial (@aljaniah_oficial) on

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo