Foco

Bar palestino no Centro de São Paulo é atacado por grupo com faca

Localizado na rua Rui Barbosa, na região da Bela Vista, no centro, o bar e restaurante Al Janiah, que emprega refugiados e promove a cultura palestina, foi atacado na madrugada de domingo (1º)  por grupo armado com faca e spray de pimenta. Ninguém se feriu e o espaço continua a funcionar normalmente.

Em nota, a direção do Al Janiah escreveu que o ataque ocorreu “por volta das 3h30 da manhã”, quando “um grupo de cinco pessoas se aproximou da porta principal do estabelecimento portando uma faca e spray de pimenta”.

“As câmeras de segurança registraram o momento do covarde ataque. Os membros do grupo fugiram na sequência. Ninguém ficou ferido, nossa equipe conseguiu conter o ataque e todos os presentes estão bem.”

Recomendados

As imagens mostram que um dos homens, que veste boné e camiseta escura, aplica golpe de faca na porta e depois ameaça com a arma branca as pessoas que estão na calçada. Os agressores também chutam a porta, jogam spray de pimenta e atiram um objeto para dentro do bar e restaurante, de onde saem clientes às pressas.

A direção do Al Janiah afirmou que está “tomando as devidas providências” por meio de seus advogados. “Não podemos nos calar diante da motivação deste ato, num contexto de crescente discurso de intolerância e ódio que acomete este pais. Desde o início, o Al Janiah sempre foi conhecido por ser um espaço democrático, de defesa das minorias políticas e acolhimento de refugiados. Sua historia se liga a luta pela Libertação da Palestina.”

Histórico

O Al Janiah funciona desde 2016 e opera também como um centro cultural, recebendo shows e outros eventos. Entre os seus funcionários estão imigrantes da Palestina, Síria, Argélia e Cuba.

Ao portal G1, a assessoria de imprensa do estabelecimento disse que não registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil porque não foi atendida quando pediu socorro em 2016 e 2017 quando foi alvo de ataques similares.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos