Foco

Bolsonaro poderá falar em rede nacional sobre queimadas na Amazônia

O presidente Jair Bolsonaro está considerando falar em cadeia nacional de rádio e televisão sobre as queimadas na Amazônia, e a política ambiental do governo – alvo de críticas no Brasil e no exterior. A intenção seria controlar a narrativa sobre a crise.

LEIA MAIS:
Queimadas na Amazônia: veja respostas para as dúvidas mais frequentes
Imprensa internacional critica Brasil por queimadas na Amazônia

Com a repercussão negativa sobre suas declarações na semana, entre elas uma acusação sem provas de que as Organizações Não Governamentais (ONGs) seriam as «principais suspeitas» por incêndios criminosos na região Norte, o presidente procurou evitar contato com a imprensa na manhã desta sexta-feira (23).

Recomendados

Bolsonaro, que costuma conversar com jornalistas quase diariamente ao sair do Palácio da Alvorada, disse que «não tinha tempo» de falar nesta sexta. Algumas breves falas foram feitas à distância, enquanto ele cumprimentava apoiadores e entrava no carro.

CONTINUE LENDO:
França e Irlanda ameaçam acordo Mercosul-UE por falas de Bolsonaro sobre queimadas
Plataforma transmite ao vivo avanço dos incêndios na Amazônia

A Secretaria Especial da Comunicação (Secom) também montou um esquema de segurança para evitar o contato de Bolsonaro com jornalistas na cerimônia do Dia do Soldado, no Quartel General do Exército. A Secom vetou a presença da imprensa na visita do presidente a uma exposição no local.

O presidente ainda se reunirá com ministros nesta tarde para discutir a situação na região amazônica, com a possibilidade de acionar tropas do Exército para auxiliar nas operações, o que ocorreria por meio de uma operação de Garantia de Lei e da Ordem (GLO). Estão previstos no encontro os ministros da Defesa, Fernando Azevedo, de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Secretaria-Geral, Jorge Antonio de Oliveira.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos