Foco

Prefeitura de São Paulo tem nova derrota no processo de licitação de ônibus

Paulo Guereta/Photo Premium/Folhapress

Em um processo arrastado desde 2013, na gestão de Fernando Haddad (PT), a Prefeitura de São Paulo sofreu uma nova derrota para avançar a licitação que concede a operação de ônibus municipais à iniciativa privada.

ANÚNCIO

Na quarta-feira (21), o TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) negou os embargos de declaração da administração pública e reafirmou a inconstitucionalidade de um artigo que ampliou o prazo contratual das concessões do transporte coletivo de 15 para 20 anos. A prefeitura afirmou que irá entrar com recurso no STJ (Supremo Tribunal de Justiça).

A licitação já havia sofrido com atrasos e adiamentos pelo TCM (Tribunal de Contas do Município), que constatou irregularidades técnicas nos editais – o processo também foi contestado judicialmente por empresas interessadas.

Recomendados

Veja também:
Bolsonaro volta a dizer que ONGs podem estar por trás de queimadas na Amazônia
Incêndio mata idoso e intoxica funcionárias em asilo no interior de SP

Neste ano, porém, a prefeitura avançou e, em março, chegou a definir as empresas que prestariam os serviços do transporte urbano municipal. Uma representação do Psol, porém, pediu a suspensão do processo por considerar inconstitucional o artigo 7º da lei 16.211/2015, que aumentou de 15 para 20 anos o prazo da contratação – sendo prorrogável por até mais 20 anos.

Para comprovar a irregularidade, o partido argumentou que o artigo foi incluído por uma emenda de um vereador – sendo que o texto só poderia ser alterado pelo poder executivo, ou seja, a Prefeitura de São Paulo. Outro argumento é que essa lei atuava apenas na concessão de terminais de ônibus, e não do serviço de transporte.

Enquanto a licitação não é finalizada, a prefeitura trabalha com as empresas por meio de contratos emergenciais.Atualmente, os ônibus municipais atendem cerca de 9,5 milhões de passageiros por dia em 14,4 mil ônibus de 1,3 mil linhas.

Tags

Últimas Notícias