Foco

São Caetano lança programa de entrega de remédios em casa

Centro de distribuição de medicamentos de São Caetano Divulgação (Letícia Teixeira)

A Prefeitura de São Caetano lançou ontem o programa Remédio em Casa, que vai entregar medicamentos de uso contínuo, como os de combate à hipertensão arterial e ao diabetes, na própria residência dos pacientes.

ANÚNCIO

Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde farão a entrega de forma gratuita dos medicamentos a bordo de quatro motos que serão alugadas para o serviço. Ao todo, um farmacêutico, quatro estagiários e um coordenador de logística serão responsáveis pela gestão do serviço.

Veja também:
Quadrilha investigada pelo contrabando de migrantes é alvo de operação da PF
Acompanhe a cotação do dólar, do euro e do bitcoin em tempo real nesta terça, 20 de agosto

A secretaria vai consultar o banco de dados Hiperdia do SUS (Sistema Único de Saúde), onde são cadastrados e acompanhados quem tem hipertensão arterial e diabetes, para identificar os pacientes que poderão passar a receber os medicamentos em casa.

Segundo a secretaria, o Hiperdia vai identificar a data de entrega do medicamento, a quantidade enviada e a frequência com que o paciente faz o uso. Desta forma, quando estiver prestes a acabar, ele receberá mais de forma automática sem precisar pedir.

Como aderir

Esses pacientes serão comunicados por funcionários em cada UBS (Unidade Básica de Saúde) sobre o serviço e poderão optar por receber os medicamentos gratuitamente em casa ou a continuar a retirá-los em algum posto de saúde.

Por enquanto, o programa vai atender apenas 633 pacientes que retiram os medicamentos de uso contínuo na UBS Ivanhoé Esposito, no bairro Barcelona. Segundo a prefeitura, o serviço passará a atender, ao todo, 6 mil pacientes de outras UBSs da cidade até o final do ano.

Tags


Últimas Notícias