Foco

Onde está Morgana? Biólogo procura por coruja desaparecida no Centro de São Bernardo

Um morador de São Bernardo tem espalhando cartazes pela cidade à procura de seu bicho de estimação desaparecido no domingo, no Centro. Seria uma busca comum se não fosse pelo inusitado animal: uma coruja. O dono oferece recompensa a quem encontrar viva a Morgana – nome dado à coruja – da espécie suindara.

Tudo começou quando o dono da ave, o biólogo veterinário Antônio Fernando Alves da Silva, 43 anos, treinava o animal em sua casa. “No término, enquanto eu a estava levando ao viveiro, ela escapou da minha luva e saiu voando”, afirma.

Leia mais:
Campanha contra sarampo é prorrogada até o dia 31

Recomendados

Alves conta que, como a ave foi criada em viveiro, ela não desenvolveu habilidade natural de caça, podendo ter dificuldades na natureza. “Ela pode até caçar, mas demoraria muito tempo. Eu não sei se ela sobreviveria. Ela não come qualquer coisa”, afirma.

A paixão por aves

Biólogo veterinário, Alves conta que sempre trabalhou com esse tipo de ave e desejava ter uma. “As pessoas pensam que bicho de estimação é só cachorro e gato; e não é assim”, diz.

A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente afirma que é possível criar animais silvestres em casa, como a coruja, desde que ela esteja certificada. Alves tem essa autorização e o Metro Jornal teve acesso ao documento, emitido pelo Ibama. Procurada, a Prefeitura de São Bernardo confirmou a licença e disse que a Guarda Ambiental tem auxiliado nas buscas.

Como devolver

Alves conta que, embora a ave seja mansa, não é recomendado que a tentem capturar. “Ela fugiria”, afirma.

Quem encontrá-la, deve ligar para a Guarda Ambiental de São Bernardo, no telefone (11) 4101-6807 ou no telefone pessoal de Alves: (11) 97263-0951.

O biólogo oferece recompensa – não informada – a quem encontrá-la viva. “Só quem já perdeu um bicho que gosta muito sabe o sofrimento que é. Todo mundo tinha um carinho por ela”, finaliza.

Saiba como reconhecer a coruja da espécie suindara

• Tamanho
Mede em torno de 44 cm

• Aparência
Rosto em forma de coração e plumagem de cor branca bordeado e marrom-ferrugem

• Identificação
A coruja está com um anel de identificação localizado na pata direita

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos