Foco

Trilhos de bonde encontrados no Vale do Anhangabaú serão preservados

Na última segunda-feira (29), parte dos trilhos do sistema de bondes em São Paulo foi encontrada sob a calçada da avenida São João, durante a revitalização do Vale do Anhangabaú. A prefeitura anunciou na quarta-feira (31) que os achados, desativados há cinco décadas, serão preservados e restaurados para exposição.

Tanto a revitalização quanto o local onde o material ficará à mostra serão decididos em conjunto com os órgãos de preservação envolvidos com a questão arqueológica – o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico) e o DPH (Departamento de Patrimônio Histórico).

Veja também:
Longe das redes sociais, Demi Lovato reaparece com foto radiante no Instagram
Praça em São Paulo terá exibições gratuitas de cinema

Recomendados

«O Anhangabaú é um grande marco, o início da cidade», afirma a arqueóloga Débora Leonel Soares. Segundo a especialista, a remoção será acompanhada por profissionais especializados e a obra será paralisada caso novos resquícios arqueológicos sejam encontrados, para realizar o resgate emergencial.

O mesmo processo foi realizado com os trilhos encontrados na avenida Adolfo Pinheiro, em Santo Amaro (linha 5-Lilás do Metrô) e na rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros, durante as obras de reforma do Largo da Batata, em 2015.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos