Foco

Justiça dos EUA condena narcotraficante ‘El Chapo’ à prisão perpétua

O líder do Cartel de Sinaloa, Joaquín «El Chapo» Guzmán, foi condenado nesta quarta-feira (17) à prisão perpétua pela Justiça Federal dos Estados Unidos. Ele irá cumprir pena em uma penitenciária norte-americana.

O traficante de 62 anos, que havia sido protegido no México por um exército de gângsteres e uma elaborada operação de corrupção, foi levado aos EUA para ser julgado depois de ter escapado duas vezes das prisões mexicanas.

Veja também:
Procon notifica empresas envolvidas em caso de morte de entregador em SP
MEC lança programa com perspectiva de aporte de R$ 102,6 bilhões em universidades

Recomendados

Depois de três meses em que a Promotoria apresentou uma montanha de provas, no dia 12 de fevereiro, um júri popular declarou «El Chapo» culpado de traficar ou tentar traficar mais de 1.250 toneladas de drogas aos Estados Unidos, principalmente cocaína.

O julgamento do mexicano em Nova York foi um mergulho surrealista dentro de um dos maiores cartéis de drogas, uma janela aberta para a vida até então misteriosa do chefão mexicano, famoso pelos túneis construídos para traficar drogas para os Estados Unidos ou para escapar da prisão.

Dezenas de pessoas, incluídas 56 testemunhas do governo americano, entre eles velhos sócios de «El Chapo», rivais, uma ex-amante e agentes do FBI, relataram a história do criminoso.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos