Foco

Três a cada quatro paulistanos não consideram seu bairro seguro, diz pesquisa

Eduardo Knapp/Folhapress

Os moradores da cidade de São Paulo não consideram seus bairros seguros, segundo uma pesquisa da Rede Nossa São Paulo divulgada nesta quinta-feira (4). A organização levantou dados sobre a percepção da segurança na capital paulista em parceria com o Ibope Inteligência.

ANÚNCIO

No levantamento, 76% dos entrevistados disseram considerar seus bairros pouco ou nada seguros. Outros 23% disseram que acham seus bairros seguros ou muito seguros.

Veja também:
Aeronáutica critica ex-soldado que chamou FAB de ‘Força Aérea da Biqueira’
Conta de luz fica mais cara em São Paulo a partir desta quinta; entenda o reajuste

Recomendados

Quando divididos em regiões, os moradores da zona leste são os que menos se sentem seguros – 79% dos entrevistados – enquanto que a segurança é mais notada por moradores do centro – 44% consideram estar em bairros seguros ou muito seguros.

Foram entrevistadas 800 pessoas, de 16 anos ou mais, entre os dias 3 e 23 de abril. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.

Insegurança

A pesquisa aponta ainda que, os que disseram considerar seus bairros nada seguros são os que mais sofreram alguma situação de violência, como roubo, agressão e discriminação.

A insegurança faz com que muitos deixem de fazer atividades como andar a pé durante a noite (47%), sair à noite (43%) e andar com dinheiro (41%). Entre os entrevistados, 28% disseram que não frequentam eventos públicos, como a Virada Cultural e o carnaval de rua, por medo da violência.

Também para 76% dos entrevistados, a violência cresceu na cidade nos últimos 12 meses – enquanto que 19% disseram ser a mesma e 4% acreditam que ela diminuiu.

Veja mais dados levantados pela pesquisa clicando aqui.

Tags

Últimas Notícias