Foco

Internet acusa Papa Francisco de mandar indireta para Sergio Moro: ‘juízes devem ser isentos’

Um vídeo publicado na conta oficial em português do Papa Francisco repercutiu entre brasileiros nesta quinta-feira (4). A mensagem assinada pelo pontífice contém uma intenção de oração direcionada a «todos que administram a justiça», mencionando diretamente juízes.

O religioso pede que estes «operem com integridade». «Sua independência deve ajudá-los a serem isentos de favoritismos e de pressões que possam contaminar as decisões que devem tomar», narra o vídeo em espanhol, legendado em português. Ainda, Francisco prega que «os juízes devem seguir o exemplo de jesus, que nunca negocia a verdade».

Recomendados

LEIA MAIS:
MTV MIAW 2019: Saiba quem foram os vencedores da noite
Quadrinhos de ‘The Walking Dead’ chegarão ao fim após 16 anos

Usuários das redes sociais no Brasil relacionaram a mensagem à uma questão da atual conjuntura política do Brasil: o vazamento de mensagens atribuídas ao ex-juiz federal Sergio Moro e procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato.

Publicadas pelo site The Intercept Brasil, a série de reportagens que exibe as conversas de Moro acusa o atual ministro da Justiça de conluio com a acusação em vários processos de corrupção. O site também aponta extrapolação das atribuições do então juiz de suas funções, e uma suposta parcialidade em suas ações.

A peça foi produzida pela Rede Mundial de Oração do Papa, serviço administrado pela Companhia de Jesus e com diretor nomeado pelo próprio papa Francisco. O apostolado define, a cada dia, uma diferente intenção de oração, direcionada a grupos de pessoas, causas, ou outras questões de atenção da Igreja Católica. Para esta quinta, a intenção escolhida é a «integridade da justiça».

Em seu website, a rede também inclui uma oração por escrito, sugerida aos fiéis que desejem rezar pela causa. Também é lançado um desafio, que incentiva cristãos a «estarem atentos a boas práticas de administração da justiça», «fazer um exame de consciência sobre o modo como pactuamos com a injustiça» e «refletir sobre situações injustas que acontecem no próprio meio».

No Twitter, o papa foi acusado de abordar indiretamente os vazamentos do The Intercept Brasil, e mesmo criticado por «apoiar corruptos». Nas respostas ao tuíte contendo o vídeo, o ministro Sergio Moro é repetidamente mencionado.

https://twitter.com/LuSapori/status/1146818529733332992

https://twitter.com/FlavioFNetto1/status/1146806511416598528

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos