O projeto de combate a fake news desenvolvido pelo Metro Jornal em sua versão eletrônica, em parceria com a agência Artplan, ganhou reportagem na conceituada revista de marketing Contagious.com.
Na matéria «Captcha the truth», a revista diz que o «jornal brasileiro [Metro] em sua versão na internet desafia os leitores a encontrar a verdade para aumentar a conscientização sobre fake News.»
No projeto de combate a fake news, o Metro redesenhou o captacha tradicional, usado para verificar se o usuários não é um robô. Quando o leitor vai comentar uma matéria, ele é convidado a escolher qual, entre as notícias apresentadas, é uma notícia falsa.
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Quando responde corretamente, aparece um quadro com a frase «Ajude a combater as Fake News. Antes de comentar, confira se sua informação é verdadeira».
O projeto foi lançado no final de abril. No primeiro mês, o site do Metro registrou um crescimento de 18% no seu tráfego direto, e entre as pessoas testadas, 40% se mostraram inclinadas a retornar ao site para checar os novos «captcha de trust».
Segundo a revista, «ao pegar seus leitores no momento certo (ou seja, quando eles estão mais propensos a divulgar um comentário possivelmente mal informado), o site força seus leitores a considerar sobre o que estão prestes a escrever».