Foco

Motociclistas reclamam de proibição na pista expressa da marginal Pinheiros

Bruno Rocha/Fotoarena/Folhapress

Motoristas relatam dificuldades no trânsito da marginal Pinheiros desde a proibição da circulação de motos na pista expressa, no sentido Castelo Branco. As motos não podem andar da ponte Transamérica, em Santo Amaro, até o Cebolão, no Jaguaré.

ANÚNCIO

A ouvinte da Rádio BandNews FM Eleonora fala que está muito difícil mudar de pista e também conta que viu um acidente na local na semana passada. Já o ouvinte Daniel Monteiro relata que demorou hoje mais de 1h no caminho que ele faz em 30 minutos.

Leia também:
Arraial na Praça da Sé terá ‘esquenta’ durante a semana em São Paulo
Congonhas e Santos Dumont devem ser privatizados até 2022, anuncia ministro da Infraestrutura

Recomendados

As punições para os motociclistas começaram na última quinta-feira (20), feriado de Corpus Christi, depois de um mês de adaptação. Hoje é o primeiro útil dia de aplicação da norma. Caso a regra não seja cumprida, a multa é de R$ 130 e dá quatro pontos na CNH.

Veja nota da CET: 

Em atenção à reportagem «Motociclistas reclamam de proibição na pista expressa da Marginal Pinheiros», a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) esclarece que a fiscalização dos motociclistas que trafegam pela pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, teve início no último dia 20 após um período de 30 dias sem aplicação de multas. 

A restrição está vigente desde 20 de maio. Em fevereiro, a CET já vinha recomendando o uso da pista local pelas motocicletas. Portanto, o início da fiscalização, feita não apenas por agentes de trânsito da CET mas também por policiais do CPTran e equipamentos de fiscalização eletrônica, já era esperado. Houve um período de adaptação e orientação aos usuários.

Agora, os motociclistas que desrespeitarem a regra estão sujeitos à multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH.

A medida foi necessária para garantir a vida e a segurança viária dos próprios motociclistas. Afinal, o corredor da Marginal Pinheiros contabilizou, em 2018, dez acidentes fatais envolvendo motos. Dados da Companhia também apontam alta de 17,7% no número de motociclistas mortos no trânsito paulistano, de 2017 (311 fatalidades) para 2018 (366).

A CET segue acompanhando o comportamento do trânsito ao longo da Marginal Pinheiros com a restrição e a fiscalização em vigor. Vale lembrar que a mesma medida está vigente na pista expressa da Marginal Tietê, em ambos os sentidos, desde 2010; na pista central, a restrição para motos é das 22h às 5h, desde maio de 2017.

Tags

Últimas Notícias