Foco

Centro-sul dos EUA à espera de tempestades

Um tornado foi visto ontem próximo ao aeroporto principal de Tulsa, em Oklahoma, enquanto 22 milhões de pessoas na região central dos EUA enfrentavam condições climáticas difíceis que trouxeram granizo, chuvas fortes e inundações, informou o NWS (Serviço Nacional do Clima).

O tornado perto do aeroporto de Tulsa foi um dos 22 que atingiram a região desde a noite de segunda-feira, segundo o serviço. Não houve registros imediatos de ferimentos graves. “Mais tornados estão a caminho hoje [ontem]”, disse Rich Otto, funcionário da NWS.

O serviço previa condições climáticas severas ontem no Texas, em Louisiana, no Alabama e, mais para o norte, em Iowa e Nebrasca. Alagamentos na área forçaram a retirada de pessoas e resgates durante a noite.

Recomendados

Na segunda-feira, o NWS disse que o risco de tornados na região estava mais alto do que em qualquer ocasião “em anos”, sem detalhar.

Houve danos em algumas casas e comércio. “Enchentes ainda causam grande preocupação”, afirmou Otto. “Algumas áreas podem receber mais 5 centímetros de chuva hoje [ontem], mas isso chega depois de outros 12,5 a 25 centímetros registrados em algumas áreas”, disse.

Outro sistema de tempestades está se formando e pode atingir os mesmos estados do sul a partir deste fim de semana. “A área toda é o alvo, e novas levas de tempestades intensas são possíveis”, alertou o meteorologista.  

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos