Foco

Saiba como solicitar serviço de tapa-buracos à prefeitura de São Paulo

Ruas esburacadas são um transtorno para motoristas e um perigo para a população. Em São Paulo, são tapados de 800 a mil buracos por dia. Mesmo assim, muita gente tem a impressão de que ainda há muito a ser feito.

O serviço de Tapa-Buraco é gratuito e tem um prazo para ser resolvido de 45 dias.

Como funciona

Após solicitar o serviço por meio dos canais de atendimento da Prefeitura, a STM (Supervisão Técnica de Manutenção) da Subprefeitura responsável será notificada.

Recomendados

Então, um técnico da STM irá até o local denunciado para fazer uma vistoria e classificar a urgência do atendimento, para que o serviço deTapa-Buraco seja feito. A empresa contratada pela Subprefeitura retira o asfalto em volta do buraco. Depois, a área é raspada para deixá-la pronta para receber o asfalto novo, que é aplicado no local logo em seguida.

Para solicitar o serviço de Tapa-Buraco à prefeitura, existem algumas opções.

Portal de Atendimento SP156

O site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos é bastante intuitivo e permite solicitar diversos serviços de zeladoria. Para solicitar Tapa-Buraco, selecione o tema «Rua e bairro» dentre as opções na tela inicial. Depois, clique em «Tapa-Buraco».

Não esqueça de se cadastrar ou fazer o login. São necessários seus dados básicos, como nome completo, CPF, e-mail, endereço, telefone e opções de contatos. Você também deverá criar uma senha, que permite fazer e acompanhar as solicitações por meio de um número de protocolo.

Aplicativo SP156

Você pode fazer o download do app SP156 pelas lojas Google Play, para celulares Android, e Apple Store, para modelos iOS.

Praças de Atendimento das Subprefeituras

No site da prefeitura de São Paulo, você pode conferir uma lista de endereços, e-mail e telefones das subprefeituras e também os serviços que elas oferecem. Você confere essa relação aqui.

Descomplica SP Campo Limpo

O Descomplica unidade Campo Limpo está localizado na rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59 – Campo Limpo. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (clicar aqui para ver no mapa).

Descomplica SP São Miguel

O Descomplica unidade São Miguel está localizado na rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76 – Vila Jacuí – São Miguel Paulista. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (clicar aqui para ver no mapa).

Algumas ressalvas

  1. Caso o buraco tenha sido aberto pela SABESP, COMGÁS ou outra concessionária de serviços públicos, essas instituições são responsáveis pelo conserto do asfalto. Nesses casos, sua solicitação será encaminhada para lá e encerrada no sistema.
  2. Caso o buraco resulte de problema em galeria subterrânea que conduz água da chuva, será realizado o conserto da galeria antes da execução do Tapa-Buraco. Quem realiza esse conserto é a STM (Supervisão Técnica de Manutenção).
  3. O serviço de Tapa-Buraco não é realizado em dias chuvosos, o que pode resultar em alterações na programação.
  4. O Tapa-Buraco não substitui o recapeamento da rua, que pode ser necessário nos casos em que não se trata de apenas um ou alguns buracos isolados. Nesses casos, também deve ser solicitado o recapeamento da rua.
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos