Foco

Congonhas (SP) e mais quatro aeroportos mudam regras para bagagens de mão

A partir desta segunda-feira (13), as bagagens de mão levadas pelos passageiros de voos domésticos que embarcam nos aeroportos de Congonhas (São Paulo), Santa Genoveva (Goiânia), Salgado Filho (Porto Alegre), Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro) poderão ter no máximo 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.

Uma caixa será usada como gabarito. Bagagens que não entrarem nela precisarão ser despachadas. O custo para despachar um volume de 23 kg na Latam, Gol, Azul e Avianca Brasil varia entre R$ 59 (com antecedência) e R$ 120 (no aeroporto).

O objetivo da iniciativa, segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), é “agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque, evitando atrasos e trazendo maior conforto para todos os passageiros”.

Recomendados

Aplicativos

Para não ser surpreendido com uma despesa extra antes da viagem, há aplicativos gratuitos para celular (quadro ao lado), disponíveis para Android e iOS, que por meio de realidade ampliada “medem” a mala de mão e indicam se ela está dentro ou fora dos parâmetros permitidos.

15 aeroportos

Outros oito aeroportos – entre eles Confins (Belo Horizonte) e Afonso Pena (Curitiba) – já implementaram a medida, de forma escalonada, desde o último dia 10 de abril. Guarulhos (São Paulo) e Luís Eduardo Magalhães (Salvador) serão os dois últimos, a partir do próximo dia 23 de maio.

Aplicativos ‘mão na roda’ para a bagagem de mão

  1. Kayak
    Aplicativo usa realidade aumentada e dá o veredito
  2. KLM
    Mala de verdade tem de caber na mala virtual do aplicativo
  3. LATAM
    Câmera do celular cria gabarito virtual para sobrepor à mala
  4. MOMONDO
    Usuário só precisa movimentar o celular ao redor da mala
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos