Foco

Trânsito eleva 35% o tempo gasto na rua em São Paulo

Brazil Photo Press/Folhapress

ANÚNCIO

Levantamento feito com dados de viagens intermediadas pela Uber relativo aos anos de 2016, 2017 e 2018 mostra que o congestionamento “nosso de cada dia” acrescenta 35% em média o tempo que o morador da Grande São Paulo passa nos deslocamentos em relação ao que gastaria em seus trajetos com as vias livres.

ANÚNCIO

De maneira ilustrativa, se você levaria meia hora para chegar a um destino com as ruas livres de carros – só precisando, claro, obedecer aos limites de velocidades e semáforos –, com congestionamento o tempo aumentaria em média 10 minutos.

Por outro lado, esse índice de congestionamento na região metropolitana, calculado pela Fipe-USP (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP), caiu entre 2016 e 2018. Era 39,6% em 2016, passou a 33,5% em 2017 e marcou 31,4% no ano passado.

Eduardo Haddad, professor da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis) que coordenou o estudo, disse que não há uma conclusão sobre o motivo da queda, mas pistas que podem levar a outros trabalhos. “Quando você pega série dessazonalizada da taxa de ocupação da Região Metropolitana, ela tem padrão muito parecido com o comportamento do trânsito.”

Na visão do consultor de trânsito Sérgio Ejzenberg, mestre em transportes pela USP, a redução da atividade econômica explica essa queda. “As pesquisas Origem-Destino do Metrô indicam que 80% das viagens da Região Metropolitana têm como motivo escola e trabalho. E são viagens cativas de hora de pico”, afirma.

Os dados ainda mostram, em números, algo que os motoristas já sentem: entre os dias úteis, a segunda-feira tem trânsito menos intenso (36,9% a mais de tempo em média) e, ao longo da semana, ele vai aumentando, até chegar ao pico da sexta-feira, a campeã de lentidão: 46,2%. Para depois cair no sábado e domingo.

ANÚNCIO

Recomendado:

Tags


Últimas Notícias