Bombeiros afirmam ter impedido a destruição total da Catedral de Notre-Dame; missão agora é salvar obras de arte

Por Estadão Conteúdo

Bombeiros que combatem as chamas no incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris, disseram no começo da noite desta segunda-feira, 15, que conseguiram salvar a igreja medieval da destruição total. O governo francês ainda evita confirmar que a catedral medieval está fora de perigo, mas mostra um "otimismo cauteloso".

Segundo os bombeiros, o combate às chamas na última 1h30 era crucial para impedir o desabamento da torre norte do edifício, o que foi feito com sucesso.

LEIA MAIS:
Personalidades comentam incêndio na Catedral de Notre-Dame
Notre-Dame: Ministério Público de Paris começa a investigar incêndio; não há vítimas, testemunhas relatam desabamentos

O ministro do Interior francês, Christophe Castaner, disse que está mais otimista do que há algumas horas sobre a possibilidade de salvar a estrutura da Catedral de Notre-Dame. Ainda de acordo com ele, serão necessárias mais três ou quatro horas para concluir o controle das chamas.

Sobre declarações dos bombeiros que atuam no local de que o colapso total da catedral foi impedido, fontes do governo francês dizem estar "cautelosamente otimistas". O trabalho de resfriamento da estrutura do edifício, dizem elas, será crucial.

Incêndio começou em área que passava por restauração

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo pode estar relacionado a obras de restauração que estavam sendo feitos no edifício, que começou a ser construído em 1163. A polícia de Paris, no entanto, diz que é cedo para identificar as causas do incêndio e não há registro de vítimas.

A Promotoria anunciou a abertura de uma investigação para determinar as circunstâncias do incêndio, que começou às 18h30 locais (13h30 em Brasília).

"Agora começamos uma missão de tentar salvar as preciosas obras de arte e estamos dando prioridade de ampliar a segurança nas imediações para proteger os turistas e os vizinhos dos riscos de desmoronamento", acrescentou o vice-prefeito a um canal de TV.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo