Foco

Prefeitura estuda apreender patinetes de aluguel que circularem nas calçadas de São Paulo

O secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Edson Caram, afirmou que estuda a possibilidade de apreender patinetes de aluguel que sejam flagrados circulando sobre as calçadas. «Patinete na calçada, aqui no município de São Paulo, não será permitida a utilização. E eu continuo persistindo [às empresas] não deixarem que esses patinetes circulem nas calçadas», afirmou, em entrevista ao jornalista Luiz Megale, no programa 90 Minutos da Rádio Bandeirantes.

Na entrevista, o secretário afirma que criou um grupo de trabalho para cuidar do assunto. «Estou em conversa com o secretário Alexandre Modonezi (Subprefeituras) para começar a fazer algumas blitze de apreensão desses patinetes que estiverem circulando em calçada», disse.

Veja também:
Previsão do Tempo: frio continua, mas chuva dá trégua nesta quarta-feira em SP
Exclusivo: Datena entrevista o ministro Sérgio Moro

Recomendados

Para Caram, o ideal é que os patinetes utilizem apenas ciclofaixas e ciclovias, pela segurança tanto do usuário quanto de pedestres e demais motoristas. As medidas ainda não são válidas por falta de regulamentação, já que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) prevê que é responsabilidade do município definir as regras de circulação e suas devidas punições – é definido apenas que a velocidade máxima deve ser de 6 km/h nas calçadas e 20 km/h nas vias de trânsito.

Questionado sobre eventuais sanções, o secretário Edson Caram se limitou a sugerir um mecanismo de controle. Além do risco de atropelamento de pedestres, o secretário de mobilidade também se diz preocupado com usuários que se arriscam no asfalto. Segundo ele, alguns entregadores de comida estão se apropriando dos patinetes.

A Yellow, a empresa responsável pelos dois modelos de patinetes que operam em São Paulo, diz que está fazendo uma campanha para que os usuários usem o equipamento com segurança. A empresa também cobrou mais ciclovias na cidade.

A gestão Bruno Covas está realizando audiências públicas sobre o tema e promete construir mais 173 quilômetros de novas faixas exclusivas.

Em nota, a secretaria afirmou que «constituiu um grupo de trabalho para iniciar estudos e conduzir o processo de regulamentação do sistema de compartilhamento de patinetes elétricos no município de São Paulo». Até o momento, porém, não foram decididos os pontos desta regulamentação.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos