Foco

Chuva deixa oito mortos no Rio de Janeiro; cidade entra em estágio de crise

Ao menos oito pessoas morreram após um forte temporal na noite de segunda-feira (8) no Rio de Janeiro. A cidade entrou em estágio de crise às 20h55 e a recomendação da prefeitura é de que as pessoas não saiam de casa.

As vítimas foram três homens e duas irmãs. Guilherme Fontes, 30 anos, teria morrido afogado na Gávea, zona sul, após ser arrastado pela água em uma das principais vias do bairro – ele ficou preso debaixo de um carro.

Leandro Ramos Pereira, de 40 anos, levou um choque em Santa Cruz, zona oeste. Ele limpava o ralo de sua residência.

Recomendados

Já as irmãs Doralice e Gerlaine do Nascimento, de 55 e 53 anos, teriam ficado soterradas após um deslizamento de terra atingir a casa em que estavam no Leme, zona sul. Duas pessoas ficaram feridas e um homem segue desaparecido.

O quinto morto em Botafogo, zona sul, ainda não foi identificado.

As outras três vítimas foram encontradas pelos bombeiros em um carro sob uma pedra que deslizou.

Veja também:
Reforma da Previdência trata igualmente gari e deputado, diz Guedes
Loja na rua 25 de Março sofre incêndio e via fica bloqueada

Às 22h, um novo trecho da ciclovia Tim Maia cedeu. A via exclusiva, inaugurada em 2016, registra seu quarto desabamento, sendo o primeiro no mesmo ano de abertura, em que duas pessoas morreram. Nesta segunda, porém, ninguém ficou ferido.

Serviços públicos como escolas municipais foram suspensos para esta terça-feira (9), já que desde a madrugada o clima segue instável com chuvas moderadas e fortes. O governador Wilson Witzel (PSC) decretou ponto facultativo na região metropolitana para serviços do Estado. O prefeito Marcelo Crivella (PRB) afirmou que cinco mil funcionários da Prefeitura atuam nesta manhã em toda a cidade.

Estágio de crise

Veja quais são as recomendações da prefeitura para a população carioca em caso de estágio de crise, o nível mais alto de alerta:

  1. Os habitantes das áreas de risco devem se deslocar imediatamente para locais seguros
  2. Os moradores de áreas de encostas devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e estarem preparados para se deslocarem para locais seguros
  3. As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o cancelamento do alerta
  4. As vias urbanas que atravessam os maciços montanhosos da cidade e as áreas inundáveis devem ser evitadas
  5. Evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos
  6. Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica ou em áreas descampadas
  7. Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura)
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos