Foco

Congo registra recorde de 15 casos novos de Ebola em um dia

REUTERS/Olivia Acland

A República Democrática do Congo registrou nesta sexta-feira 15 novos casos confirmados de Ebola, o maior aumento de um dia desde que o surto atual foi declarado em agosto, disse o Ministério da Saúde.

ANÚNCIO

Registrado um dia depois de 14 casos novos serem confirmados, o número significa que a epidemia está prestes a alcançar uma de suas maiores cifras semanais, apesar de autoridades de saúde terem dito há apenas duas semanas que ela estava contida em grande parte e poderia ser detida até setembro.

Agentes de saúde tem usado novas ferramentas para a luta contra a epidemia mais recente de febre hemorrágica, entre elas uma vacina e vários tratamentos, mas a desconfiança comunitária em relação aos socorristas e a violência das milícias vêm prejudicando a campanha.

Recomendados

O surto atual do vírus, que causa vômitos, diarreia e sangramento intensos, é o segundo maior da história, só atrás da epidemia de 2013-16 na África Ocidental, que matou mais de 11 mil pessoas.

O Ministério da Saúde do Congo disse que se acredita que o surto já matou 660 pessoas e infectou 399 outras até esta sexta-feira.

Tags

Últimas Notícias