Foco

Entenda o que é Dark Web

Os massacres ocorridos em Suzano e na Nova Zelândia na semana levantaram a discussão sobre o uso de redes secretas como a Dark Web para planejamento de ataques terroristas. Mesmo com toda a tecnologia, especialistas de segurança têm tido dificuldade de rastrear grupos e indivíduos que utilizam essas redes para atos criminosos em todo o mundo.

O que é Dark Web?

Ao contrário da Internet que utilizamos todos os dias, nas quais as páginas e sites estão disponíveis para acesso e podem ser facilmente encontrados em sites de busca como google, bing e outros, a Dark Web está no extremo oposto em termos de acessibilidade.

São endereços de sites, páginas e fóruns escondidos em servidores inatingíveis para a maior parte das conexões comuns. Além de estarem muito bem escondidos, muitos necessitam até de softwares específicos para serem acessados, configurações especiais e autorizações diretas dos proprietário para serem encontrados.

Recomendados

Essa parte da rede não é indexada por ferramentas de busca, utiliza endereços (urls) totalmente fora de qualquer padrão e preza pela tecnologia de navegação anônima, ou seja, nenhum tipo de rastreamento de Ips ou redes.

Não deve ser confundida com a Deep Web, que é composta de redes de arquivos difíceis de serem alcançados e redes secretas, que embora não sejam rastreadas por mecanismos de busca, estão na web aberta e podem ser achados.

Os especialistas costuma usar a imagem de um iceberg para explicar a diferença. No topo do iceberg, acima da água, está a internet que conhecemos. Abaixo da linha da água, invisível para a maior parte das pessoas, está a deep web. Abaixo disso, em áreas profundas nas quais a luz sequer chega, está a dark web.

 

 

 

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos