Kim e Trump abrem cúpula no Vietnã; dupla tenta acordo para a desnuclearização da península coreana

Por Metro Jornal

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente dos EUA, Donald Trump, chegaram na terça-feira (26) ao Vietnã para uma segunda cúpula entre os dois, na qual tentarão chegar a um acordo sobre como concretizar a promessa norte-coreana de abdicar de suas armas nucleares. A primeira cúpula ocorreu um Singapura, em junho do ano passado.

Trump pousou na capital vietnamita, Hanói, pouco antes das 21h (11h em Brasília). Kim chegou ao país de trem, depois de uma viagem de três dias e 4.000 quilômetros da capital de seu país, Pyongyang, atravessando parte da China.

Leia mais:
Bolsonaro revoga decreto sobre sigilo de dados aplicado por Mourão
Impasse na reforma da Lei Rouanet trava projetos já aprovados; entenda o que está em jogo

Críticos domésticos alertaram Trump para não fechar um acordo que faria pouco para conter as ambições nucleares de Pyongyang, pedindo ações norte-coreanas específicas e verificáveis para abandonar as armas nucleares que ameaçam Washington.

Em troca, Kim esperaria concessões significativas de Washington, como um alívio de sanções e uma declaração de que a Guerra da Coreia de 1950-1953 está, enfim, formalmente encerrada.

Segundo a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders. os líderes se reunirão hoje à noite para uma conversa breve, seguida por um jantar, e voltarão a se encontrar amanhã.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo