Foco

Consórcio Intermunicipal do ABC: Proposta para reunificação é divulgada

Divulgação/Consórcio

O prefeito de Santo André e recém eleito presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC, Paulinho Serra (PSDB), apresentou ontem uma série de propostas com o objetivo de reunificar a entidade regional, que atualmente conta somente com quatro das sete cidades da região. Diadema, São Caetano e Rio Grande da Serra não fazem mais parte do colegiado – só a primeira citada já saiu oficialmente do quadro de integrantes.

ANÚNCIO

A primeira medida, que já foi aprovada pelos prefeitos, foi a de redução do repasse dos municípios para manutenção do Consórcio, de 0,17% para 0,15% da receita de cada município – em 2017 esse percentual era de 0,50%.

Outra proposta é a criação da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, que, segundo Paulinho, foi sugestão do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB). “Focaremos de maneira significativa nas discussões desse tema, remanejando nomenclaturas de cargos e nomeações para equalizar também a situação da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC.”

Recomendados

Paulinho ainda propõe criar o Conselho Consultivo Político Permanente, que se reuniria uma vez por mês para receber demandas regionais de vereadores e deputados estaduais e federais da região. “Essa proposta veio do prefeito de Diadema [Lauro Michels, PV]”, disse o presidente do Consórcio.

Ainda consta na lista de proposições, aprovada pelos prefeitos, a diminuição no número de GTs (Grupos de Trabalho). A projeção é manter apenas quatro: Saúde, Mobilidade Urbana, Defesa Civil e  Desenvolvimento Econômico. 

“As pautas que estão em andamento vão seguir, com presença do secretário ou do adjunto. Vamos enxugar e fortalecer os GTs para que tenham discussões mais efetivas e que gerem ações que influenciem melhor na vida das pessoas”, explicou Paulinho.

O plano foi apresentado  anteontem aos prefeitos que saíram do órgão. Na reunião de ontem, representantes das três cidades estiveram presentes. “Estamos dando o primeiro passo para que as cidades analisem e deliberem sobre um possível retorno. Nenhum prefeito   ainda decidiu pela efetiva volta”, disse Paulinho.         

Tags

Últimas Notícias