Acusada de racismo, Gucci retira suéter polêmico de lojas e pede desculpas

Por Metro Jornal

Um suéter da coleção de inverno de 2018 da marca italiana Gucci causou revolta nas redes sociais.

Comentários majoritariamente negativos seguiram após usuários postarem imagens do item de 890 dólares, colocado à venda na loja online e também em lojas físicas. "O que a Gucci estava pensando?", "ninguém achou que isso era uma má ideia?" e "é como se marcas de luxo quisessem causar controvérsia" foram alguns dos comentários mais gentis publicados sobre o caso.

LEIA MAIS:
Campanha desafia Papa a fazer dieta vegana na Quaresma
10 anos depois, Zooey Deschanel e Joseph Gordon-Levitt se reúnem para relembrar ‘500 Dias com Ela’

Algumas horas depois da polêmica começar, a marca usou seu Instagram para publicar um pedido de desculpas, junto ao comunicado de que o item havia sido removido de todas as lojas e do site.

"A Gucci se desculpa profundamente pela ofensa causada pelo suéter balaclava de lã", escreve. "Nós consideramos a diversidade como valor fundamental para ser completamente defendido, respeitado, e prioritário para cada decisão que fazemos".

O suéter, inteiramente preto, traz uma máscara do estilo balaclava, com uma abertura para a boca. Nesta abertura, grandes lábios vermelhos são desenhados, para imitar a aparência de um rosto. Ao fotografar uma mulher caucasiana para modelar o suéter, a gigante da moda se deparou com acusações de racismo e blackface.

gucci sueter balaclava blackface Reprodução

Blackface é uma prática teatral utilizada principalmente no século 19 nos Estados Unidos, em que atores brancos pintavam o rosto e o corpo de preto, completando com grandes lábios vermelhos. A interpretação caricata de pessoas negras, as quais não eram permitidas atuar, era uma das formas com que o racismo era demonstrado na época.

Hoje, o termo tem sido usado de forma mais abrangente, para designar qualquer tentativa por pessoas não negras de reproduzir ou imitar a pele ou as feições típicas de negros. Termos derivados também surgiram, como o yellowface, que é a imitação de características da população asiática.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo