Foco

Brasil pode renegociar dívida com a Venezuela se Maduro deixar o poder

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o governo Bolsonaro pode renegociar parte da dívida da Venezuela caso Nicolás Maduro deixe o poder.

O país vizinho deve cerca de US$ 800 milhões ao Brasil, montante cuja maior parte é originária de empréstimos feitos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes). Já o Brasil deve aproximadamente US$ 30 milhões à Venezuela, devido às dificuldades de pagar pela energia fornecida a Roraima em função das sanções americanas.

«A ideia seria reunir esforços de diferentes áreas. Uma das questões da discussão seria a questão da dívida da Venezuela, mas ainda não temos propostas concretas», disse Araújo. Uma das hipóteses seria «trocar» a dívida venezuelana pelo fornecimento de energia a Roraima.

Recomendados

LEIA MAIS:
Itália veta resolução da UE para reconhecer Guaidó como presidente da Venezuela
Juan Guaidó alega invasão de sua casa pela polícia venezuelana

Segundo o chanceler, a questão será discutida em um grupo interministerial, já que a renegociação da dívida também envolveria outras pastas. O Brasil vem apoiando ativamente o autoproclamado presidente interino Juan Guaidó, em alinhamento com os Estados Unidos.

Araújo afirmou que a Venezuela vive hoje um «genocídio silencioso» e ainda rechaçou a hipótese de mediação entre a «ditadura» de Maduro e a oposição.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos