Foco

Governo libera transporte de animais no Metrô, CPTM e EMTU; veja regras

Conquista para os donos de bichinhos! Agora animais domésticos de pequeno porte podem ser transportados no metrô, na CPTM, nos ônibus intermunicipais e nas linhas VLT.

O governador de São Paulo em exercício, Rodrigo Garcia, sancionou, nesta sexta-feira (25) a lei que regulamenta a medida. Aprovada na Assembleia Legislativa, a nova lei foi publicada na edição de hoje no Diário Oficial e já está valendo.

Regras

O animal deve ter até 10kg e ser levado em uma caixa adequada, além de não estar comprometendo a segurança dos demais passageiros.

Recomendados

Outra exigência é que o transporte seja feito fora dos horários de pico – ou seja, das 4h40 às 6h, das 10h às 16h e das 19h até meia-noite.

Será aberta uma exceção nesses períodos caso o animal tenha procedimento cirúrgico agendado, mas será preciso apresentar uma justificativa assinada por um veterinário.

LEIA MAIS:
Saiba como chegar ao aeroporto de Guarulhos pagando apenas R$ 6,45
IPTU 2019: Reajuste será acima do teto para 70 mil paulistanos

Não poderão ser transportados animais que provoquem desconforto ou comprometam a segurança do veículo e dos passageiros.

O texto aponta ainda que o responsável pelo animal deverá pagar a tarifa regular da linha pelo assento para o transporte do animal, se for o caso.

Os “pets” já podiam ser transportados nos ônibus da capital paulista.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos