Foco

Golpe no WhatsApp promete caixa de lápis de cor gratuita

De repente, cai uma mensagem em seu WhatsApp com uma promoção: se você fizer um cadastro em uma página vai ganhar uma caixa de lápis de cor da Faber Castell, de graça. Atenção, isso é uma armadilha!

O novo golpe virtual está se espalhando pelas redes através do WhatsApp e Messenger. Ao clicar no link da promoção, o usuário é direcionado a um formulário que pede dados como nome, endereço para contato e e-mail. Esses dados são usados para criar um banco de dados que será usado futuramente pelos golpistas.

Na etapa seguinte, o cadastro pede para instalar um aplicativo malicioso ou redireciona o usuário para uma página cheia de anúncios, na qual os golpistas ganham pelo número de visualizações. Para usuários IOS, pede que instalem aplicativos de um sistema “pay per install”, ou seja, os golpistas são pagos por cada instalação.

Recomendados

Em nenhum desses casos o usuário receberá qualquer caixa de lápis de cor gratuita ou brinde de qualquer tipo. A polícia avisa que promoções que não constam nas páginas oficiais da marca são golpes  pede para que os internautas evitem repassar esse tipo de mensagem.

Com informações do Jornal Extra

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos