Foco

Em carta a Bolsonaro, presidente da China pede respeito aos interesses dos países

Pedro Ladeira/Folhapress

O presidente da China, Xi Jinping, enviou uma carta de felicitações a seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, que criticara o país asiático durante a campanha eleitoral.

ANÚNCIO

Na mensagem, segundo o jornal «China Daily», Xi afirma que, como grandes mercados emergentes, China e Brasil têm a «responsabilidade de melhorar suas economias nacionais, preservar a paz mundial e promover o desenvolvimento comum».

Segundo o presidente chinês, as relações bilaterais entre Pequim e Brasília se baseiam nos princípios de «respeito mútuo» e «tratamento igualitário» – a China é o principal parceiro comercial do Brasil.

Recomendado:

Leia mais:
PSL sinaliza apoio a Rodrigo Maia para a presidência da Câmara
Tia Eron será a nova secretária da Mulher; deputada foi decisiva na cassação de Cunha

Xi ainda disse que espera «trabalhar com Bolsonaro para respeitar os interesses mútuos, promover uma cooperação bilateral pragmática e conduzir coordenação em assuntos multilaterais». A carta foi entregue ao novo presidente pelo vice-mandatário do Parlamento da China, Ji Bingxuan, representante do país na cerimônia de posse.

Durante a campanha, Bolsonaro chegou a acusar a China de estar «comprando o Brasil», sobretudo no setor de terras agricultáveis, em discurso semelhante ao adotado por Donald Trump na corrida pela Casa Branca. Além disso, Pequim se incomodou com uma visita de Bolsonaro a Taiwan, ilha considerada pela China parte integrante de seu território.

Tags


Últimas Notícias