Foco

Anvisa proíbe termômetros e medidores de pressão que usem mercúrio

Os famosos termômetros e medidores de pressão que utilizam coluna de mercúrio estão proibidos no país desde o dia 1º, por resolução da Anvisa.

A proibição da fabricação, importação e venda de produtos à base de mercúrio segue a Convenção de Minamata, assinada pelo Brasil e outros 140 países com objetivo de eliminar o uso do produto em pilhas, lâmpadas e equipamentos de saúde.

Além do risco de contaminação ao meio ambiente,  a exposição ao mercúrio por algumas horas pode causar bronquite química e fibrose pulmonar, causar problemas ao sistema nervoso central e à tireoide, causando disfunção neural, paralisia e até a morte.

 

Você tem termômetro com mercúrio em casa?  Veja dicas da Anvisa de como tratar o descarte de material com mercúrio:

  1. Não permita que crianças brinquem com as bolinhas de mercúrio.
  2. Utilize luva e máscara e recolha com cuidado os restos de vidro em toalha de papel e coloque em recipiente resistente à ruptura, para evitar ferimento e feche hermeticamente.
  3. Localize as “bolinhas” de mercúrio e junte-as com cuidado utilizando um papel cartão ou similar. Recolha as gotas de mercúrio com uma seringa sem agulha. As gotas menores podem ser recolhidas com uma fita adesiva.
  4. Transfira o mercúrio recolhido para o recipiente de plástico duro e resistente, feche hermeticamente e cole um rótulo indicando o que há no recipiente.
  5. Recipientes que acondicionem mercúrio líquido ou seus resíduos contaminados devem estar armazenados com certa quantidade de água (selo hídrico) que cubra esses resíduos, para minimizar a formação de vapores de mercúrio.
  6. Identifique o recipiente, escrevendo na parte externa “Resíduos tóxicos contendo mercúrio”.
  7. Não use aspirador, pois isso vai acelerar a evaporação do mercúrio, assim como contaminar outros resíduos contidos no aspirador.
  8. Coloque o recipiente em uma sacola fechada.
  9. Entre em contato com o serviço de limpeza urbana do seu município ou órgão ambiental (Estadual ou Municipal) para saber como proceder a entrega do material recolhido.
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos