Foco

Tsunami deixa ao menos 373 mortos na Indonesia; mais de 1,4 mil ficaram feridos

O tsunami na Indonesia matou ao menos 373 pessoas e feriu mais de 1,4 mil nas ilhas de Java e Sumatra, disse uma autoridade nesta segunda-feira (24). O desastre natural ocorreu na noite de sábado (22) após um deslizamento de terra que acredita-se ter sido causado pelo vulcão em erupção Anak Krakatu, segundo autoridades e veículos de mídia locais.

“1.459 pessoas estão feridas, enquanto 128 continuam desaparecidas”, disse Sutopo Purwo Nugroho, um porta-voz da agência de mitigação de desastres da Indonesia, em um comunicado.

Leia mais:
Tentativa de roubo a carro-forte no Butantã deixa um morto e um ferido
Piloto profissional bate dentro de condomínio e jovem morre

Recomendados

Moradores da região costeira relataram não terem visto ou sentido nenhum sinal de alerta, como um recuo das águas ou um terremoto, antes que ondas de 2 a 3 metros de altura chegassem à costa, segundo a mídia. Autoridades disseram que uma sirene de alerta disparou em algumas áreas.

O momento do tsunami, durante os feriados de Natal, evocou lembranças de um tsunami no Oceano Índico desencadeado por um terremoto em 26 de dezembro de 2004, que matou 226 mil pessoas em 14 países, incluindo mais de 120 mil na Indonésia.

Evacuação

Autoridades alertaram moradores e turistas nas áreas costeiras ao redor do Estreito de Sunda para ficarem longe das praias e um aviso de maré alta deve permanecer até 25 de dezembro.

“Aqueles que evacuaram, por favor, não retornem ainda”, disse Rahmat Triyono, funcionário da Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica (BMKG).

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos