Comércio de rua perde clientes; confira funcionamento de shoppings do ABC para o Natal

Por Vanessa Selicani - Metro Jornal ABC

O morador do ABC mudou sua forma de fazer compras nos últimos anos e tem dado cada vez menos preferência ao comércio de rua.

O novo perfil é traçado pela PIC (Pesquisa de Intenção de Compras) da Universidade Metodista referente ao Natal. De acordo com o estudo, os shoppings são os prediletos do morador da região, aparecendo como opção para 45% dos entrevistados nas sete cidades. Em seguida aparecem o comércio de rua da região central (23%) e a internet (18%).

Mas a evolução dos dados mostra que o cenário era bem diferente em 2015. Quem liderava a preferência do morador do ABC para as compras natalinas era o comércio de rua (41,5%), seguido dos shoppings (37,6%) e compras virtuais (8,2%).

Quem mais cresce no período é a escolha pela internet, enquanto os shoppings mantém clientes fiéis, na margem dos 40%, e o comércio de rua vê cair drasticamente seu prestígio no gosto popular.

Leia mais:
MPE quer inegibilidade de Luiz Marinho por propaganda indevida
MP pede cassação da chapa do prefeito José Auricchio Júnior, de São Caetano

Para o diretor da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Pedro Cia Junior, as lojas dos centros comerciais levam desvantagem na hora do estacionamento e da comodidade. “Quem prefere o shopping gosta de transformar as compras em um passeio com a família. O comércio de rua tinha uma relação forte de confiança com o consumidor, mas esse público tem diminuído.”

Quanto às compras virtuais, Cia diz que elas atendem ao público de todas as classes sociais, que veem melhores chances de pesquisa de produtos e muitas vezes focam em artigos específicos.

“O que temos feito é incentivar as lojas físicas a ter também espaços virtuais e realizar a retirada do produto pessoalmente. Desta forma, o consumidor pode ver outras mercadorias e comprar mais”, conta. Outra medida estimulada em cursos pela Acisa é reforçar as vitrines.

Para o presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura, o setor precisa investir em preços mais baixos. “Para atrair o público, o comércio de rua precisa fazer promoções. O preço é fator determinante na compra, principalmente nos dias atuais e, muitas vezes, o cliente escolhe o preço em detrimento da qualidade.”

Compras de Natal ABC

Vendas aquecidas

A pesquisa da Metodista prevê crescimento nas vendas neste ano, com o consumidor disposto a gastar mais nos presentes (veja tabela ao lado). “A economia parou de piorar. Tivemos sequência grande de indicadores negativos. Agora começamos a ter resultados mais favoráveis, que empolgaram os consumidores”, diz o pesquisador e professor da Metodista, Moisés Pais dos Santos.

Shoppings da região funcionam até mais tarde

Mantendo a tradição natalina das compras de última hora, a maior parte dos shoppings do ABC tem horários especiais na véspera deste Natal.

Em Santo André, o Grand Plaza fica aberto todos os dias até as 23h, com exceção de segunda-feira (24), quando fecha às 18h. No domingo (23), o Shopping ABC tem horário especial até as 22h, e na véspera, até às 18h. Ambos abrem às 9h na segunda. No Atrium, as compras natalinas podem ser feitas todos os dias até as 23h, menos domingo, quando fecha às 22h, e na véspera, às 18h. No sábado, o shopping também abre mais cedo, às 9h.

Para o Natal de São Bernardo, o Golden Square continua aberto todos os dias até as 23h, menos na véspera, quando abre das 9h às 18h. Até domingo, o Shopping Metrópole funciona até as 23h, mas no dia 24 fecha às 17h – fique atento, pois ele também abre mais cedo no fim de semana, às 9h. Hoje (20), o São Bernardo Plaza tem lojas abertas até as 23h, mas quem deixar as compras para os próximos dias encontrará ele funcionando até meia-noite. Na véspera, como os outros, abre às 9h e fecha às 18h.

No ParkShoppingSãoCaetano, as compras podem ser feitas até domingo, às 23h, ou na véspera até as 18h. O Mauá Plaza também é uma opção que fica disponível todos os dias até as 23h, com exceção da véspera, cujo horário é das 9h às 18h.

Em Diadema, o Praça da Moça permanece de portas abertas até às 23h nessa semana. Na véspera, é das 9h às 16h.

Atrium Shopping O shopping Atrium, de Santo André, fecha às 23h / Alessandro Valle/Abcdigipress
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo