Conheça Fumassa, o Papai Noel de Santo André que trocou a rena pelo busão

Por METRO ABC

Quem anda de ônibus por Santo André deve conhecer uma figura já muito tradicional, que aparece sempre nesta época do Natal. Edilson de Oliveira Santos, o Fumassa, é um dos Papais Noéis mais conhecidos da cidade.

Há 16 anos, ele encarna anualmente o personagem, dirigindo seu ônibus natalino pelas ruas e avenidas andreenses.

A brincadeira surgiu quando Fumassa, que hoje é vereador, ainda era motorista de ônibus municipais. Começou usando um gorro vermelho, depois passou a enfeitar os ônibus que dirigia. Ao longo dos anos, seu personagem evoluiu, e hoje o Papai Noel Fumassa conduz seu próprio trenó urbano, durante o recesso da Câmara dos Veradores de Santo André.

Foi o carisma e a simpatia de anos como motorista que garantiram a Fumassa uma cadeira na Câmara em 2016. Ele foi eleito pelo PSDB com 4.081 votos.

Neste ano, o Bus Noel começou a circular por Santo André no dia 4 de dezembro. Os itinerários, que passam por diversos bairros da cidade durante a semana, são divulgados diariamente pelo perfil pessoal de Edilson Fumassa no Facebook. Todas as sextas-feiras, o ônibus parte do Paço Municipal.

Além do Bus Noel, outro ônibus natalino também circula pela região. Quem embarca no Corredor Metropolitano ABD pode ter a sorte de viajar no veículo enfeitado com luzes temáticas diariamente.

Por que continua fazendo o projeto mesmo se elegendo vereador?

O Bus Noel é um projeto social da pessoa Fumassa, que acontece há 16 anos, muito tempo antes de eu sonhar em ser vereador. Este é um projeto da minha vida, que independe da minha profissão. Como motorista de ônibus, eu enfeitava o ônibus durante meu trabalho. Agora continuo com o Bus Noel logo após o recesso parlamentar.

Como o público reage?

Essa sem dúvida é a parte mais gratificante, ver a alegria das pessoas de todas as idades. É uma verdadeira festa com o espírito de Natal, na qual eu sempre faço questão de lembrar que estamos lá para comemorar o nascimento de Jesus.


Qual a importância de ser um Papai Noel negro?

É uma alegria e satisfação, levando a mensagem que o amor, a fraternidade, o espírito de Natal não têm raça nem cor. 

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo