Foco

Saiba quais são os cuidados e dicas importantes antes de viajar de avião

Temporada terá 12,7 mil voos extras. Passageiro deve estar atento a peso e tamanho de malas

Jessica McGowan/Getty Images

As companhias aéreas brasileiras associadas à Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) irão operar pelo menos 12,7 mil voos extras na alta temporada, iniciada com as festas de fim de ano e incluindo férias escolares, pico de verão e Carnaval, que em 2019 será só no começo de março.

ANÚNCIO

Para atender à maior demanda e ao incremento no número de seus voos, as empresas anteciparam cronogramas de manutenção programada das aeronaves, a fim de que toda a frota disponível esteja em operação durante esse período.

As escalas de trabalho das tripulações e equipes de solo também foram planejadas para atender aos regulamentos, ao incremento das operações e para amenizar eventuais contingências.

Recomendados

Leia mais:
Confira a cotação do dólar, euro e bitcoin nesta segunda-feira, 17 de dezembro
Representante das Filipinas desbanca 93 candidatas e conquista título de Miss Universo

A Abear listou algumas dicas ao passageiro de viagens aéreas na alta temporada. Nos grandes centros urbanos, o viajante deve planejar chegar ao aeroporto com pelo menos duas horas antes do voo, para um embarque sem atropelos. Recomenda-se fazer o check-in e a marcação dos assentos em casa, pela internet, disponíveis 72 horas antes do horário do voo.

É preciso atenção com as bagagens. Desde 2017, as companhias podem cobrar à parte para despachar a mala. Os preços variam de uma aérea para outra. Pagar pela internet costuma ser mais barato. A bagagem de mão continua gratuita, mas pode pesar no máximo 10 kg. As medidas das malas também mudam entre as empresas. Informar-se no momento da reserva evita confusão na hora do embarque.

Veja abaixo mais algumas dicas para uma viagem tranquila e os principais direitos para o caso de algo sair fora do planejado.

Tags

Últimas Notícias