Foco

IPTU Santo André: veja o calendário de pagamento de 2019

A Prefeitura de Santo André divulgou ontem o calendário para pagamento do IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) 2019.

Carnês de indústrias e terrenos estão no primeiro lote de vencimentos, em 15 de janeiro. Demais imóveis fazem parte do segundo grupo, com data de pagamento em 21 de janeiro. Os contribuintes que são aposentados e solicitaram desconto deverão pagar até 15 de fevereiro.

Quem opta pelo pagamento à vista do imposto tem 10% de desconto. Já o morador que parcela em duas vezes tem abatimento de 5%. Há possibilidade também de quitar em dez vezes, mas sem desconto.

Recomendados

Os cerca de 215 mil carnês começam a chegar no próximo dia 20.

O valor do IPTU recebeu apenas reajuste inflacionário no período, medido em 4,55% pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) no período de novembro de 2017 a outubro de 2018.

A prefeitura diz estudar a revisão da PGV (Planta Genérica de Valores) para os próximos anos. No IPTU 2018, aumentos de até 80% foram implantados nos carnês, o que causou protestos entre os moradores e fez a prefeitura recuar.

Contribuintes que pagaram os valores antes da revisão do valor neste ano devem ficar atentos ao reembolso no carnê 2019.

De acordo com a prefeitura, uma parte dessas diferenças foi devolvida na 2ª emissão de 2018, outra foi restituída conforme requerimentos dos contribuintes e o restante será abatido no IPTU 2019.

Outras cidades

Em São Bernardo, os carnês já começaram a ser enviados. As datas de vencimento são 10, 11, 14, 15, 16, 17 e 21 de janeiro.

Os moradores de São Caetano começam a receber o IPTU a partir da segunda quinzena de janeiro. Serão enviados 95 mil, com vencimentos a partir de 21 de janeiro.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos