Foco

Veja quem são os cinco candidatos à presidência da Câmara dos Deputados até agora

A disputa para a presidência da Câmara dos Deputados em 2019 já tem ao menos cinco parlamentares: João Campos (PRB-GO), JHC (PSB-AL), Alceu Moreira (MDB-RS), Capitão Augusto (PR-SP) e Fábio Ramalho (MDB-MG).

Eles anunciaram nesta quarta-feira (12) que disputarão o comando da casa. Informalmente, o atual presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), também tem se articulado para garantir a permanência no cargo.

Em entrevista à imprensa, os cinco deputados afirmaram que há um acordo entre eles: quem for para o segundo turno terá o apoio dos demais. A eleição para presidência da Câmara e demais cargos na Mesa Diretora ocorre no dia 1º de fevereiro de 2019, logo após a posse dos deputados da próxima legislatura.

Recomendados

Hoje, o líder do PSL, deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP), disse que a legenda não deverá entrar na disputa. O partido do presidente eleito tem trabalhado para assegurar base política no Congresso Nacional e entre as costuras está a decisão de não lançar candidato.

«Eu acho muito difícil [o PSL lançar candidatura], acredito que vá ser uma pessoa de outro partido. Essas articulações estão acontecendo dentro do Congresso, estão ventilando, todos que estão ali estão se articulando publicamente ou nos bastidores», disse o deputado.

Leia mais:
Caminhão do Serasa oferece renegociações de dívidas no Vale do Anhangabaú
IPVA 2019: veja calendário para pagamento das parcelas; desconto à vista será de 3%

João Campos (PRB-GO)
Deputado reeleito pelo quinto mandato, é pastor e delegado aposentado.

Campos já exerceu cargos importantes na «bancada BBB» – Boi (ruralista), Bala (segurança pública) e Bíblia (evangélica).

É autor de uma das propostas da «cura gay».

JHC (PSB-AL)
João Henrique Caldas é um dos preferidos do PSL, partido do presidente eleito Jair Bolsonaro, para assumir o lugar de Rodrigo Maia.

JHC é presidente do PSB em Alagoas e vice-presidente da Comissão das 10 medidas contra a corrupção.

Alceu Moreira (MDB-RS)
Já foi vereador e vice-prefeito de Osório, no Rio Grande do Sul.

Representa a bancada ruralista. Em seu segundo mandato como deputado federal, é o novo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Capitão Augusto (PR-SP)
Também em seu segundo mandato como deputado federal, José Augusto Rosa é policial militar e tem forte atuação nas pautas de segurança.

Defende, entre outras coisas, a redução da maioridade penal e a fixação de um horário início e término das atividades legislativas.

Fábio Ramalho (MDB-MG)
Preferido de Bolsonaro para o cargo, Ramalho é empresário e já esteve à frente da Prefeitura de Malacacheta (MG).

Na última quarta-feira (12), foi alvo de polêmica ao defender o aumento do salário dos deputados.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos