Foco

Veja dicas para curtir o Natal sem crise nas cidades do ABC

Paço Municipal de Santo André já está iluminado com temas natalinos Alessandro Valle/Abcdigipress (Alessandro Valle)

O trânsito e os centros comerciais do ABC já registram movimento maior nesta primeira semana de dezembro por conta da proximidade do Natal. Se você quer evitar muvuca na hora das compras e não gastar combustível com voltas e mais voltas até encontrar vaga para o carro, é melhor se programar. O Metro Jornal te ajuda a se organizar para fugir das roubadas de fim de ano.

ANÚNCIO

Compras: shoppings estendem horário

Os centros de compras vão funcionar até mais tarde para atender a grande demanda de consumidores à procura de presentes para a data. A dica dos lojistas é não deixar as compras para a última hora, quando o fluxo de pessoas é ainda mais intenso. Anote aí os horários:

  1. Santo André
    O Grand Plaza funciona já a partir deste fim de semana até as 23h. O horário será implantado todos os dias até 23/12, com exceção da próxima segunda-feira, quando o fechamento será às 22h. O Shopping ABC terá expediente até as 23h nos dias dias 14 e 15 e no período de 17 a 22. No Atrium, haverá compras até às 23h nos dias 20, 21 e 22. Neste último dia, a abertura será mais cedo, às 9h.
  2. São Bernardo
    O Golden Square funcionará até as 23h no dia 15 e entre 17 e 23 de dezembro. O Metrópole fecha às 23h no dia 15 e de 17 a 21. Nos dias 22 e 23, haverá também abertura mais cedo, a partir das 9h, além do encerramento às 23h. O São Bernardo Plaza não informou.
  3. São Caetano e outras cidades
    O ParkShoppingSãoCaetano vai estender o horário até as 23h de amanhã até dia 23, com exceção do próximo domingo, quando o centro de compras funciona das 12h às 22h. O Mauá Plaza Shopping funcionará até as 23h entre os dias 17 e 23. Em Diadema, o Praça da Moça estende o horário até as 23h do dia 14 ao 23, com exceção do dia 16, em que o fechamento será às 22h.
Compras em Santo André (Alessandro Valle)

Trânsito: prefira o transporte público

As prefeituras reforçam até o dia 24 as ações no trânsito para melhorar a fluidez e ficar de olho em “espertinhos” que estacionam em local proibido e desrespeitam a Zona Azul. Santo André tem esquema especial para a região central. Haverá ações como o fechamento do cruzamento para a rua Campos Sales com cavaletes no alinhamento do canteiro central da avenida Bernardino de Campos.

Recomendados

Mas para quem quer evitar trânsito e problemas com estacionamento é melhor dar preferência ao transporte público. Haverá reforço nas linhas de ônibus municipais aos fins de semana. A CPTM anunciou ontem que implantará operação em algumas linhas, incluindo a 10-Turquesa, que atende ao ABC. Estará em funcionamento amanhã e em todos os finais de semana até 23/12 quantidade maior de trens e intervalo menor de espera das 6h às 18h. Para quem quer ir ao Brás, na capital, a empresa reforçou o número de catracas, com espaço especial para quem precisa passar com muitas compras.

Diversão: Não perca os espetáculos natalinos

A Prefeitura de Santo André foi a primeira a se acender neste ano para o Natal. A decoração na fachada do prédio do paço forma uma árvore de Natal e permanece acesa das 20h às 2h e das 4h30 às 6h30. Mas a grande atração da cidade será o parque Celso Daniel, no bairro Jardim, onde foi montada a Vila de Natal, com inauguração hoje, às 19h, e a Casa do Papai Noel do Fundo Social de Solidariedade, com a presença do Bom Velhinho e venda de artesanatos. Neste caso, a abertura será domingo, às 14h. É em Santo André que acontece também um dos espetáculos natalinos mais tracionais da região, organizado pela Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André). Ele acontecerá no dia 15, às 20h, no Paço Municipal, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Santo André e de Ronnie Packer, cover do cantor Elvis Presley.

O clima natalino ainda é tímido nas demais cidades. São Bernardo não conseguiu patrocínio para repetir neste ano o projeto “Luz, Câmera, é Natal” no Vera Cruz. Os eventos natalinos se concentrarão na Praça Lauro Gomes, Centro, mas ainda sem programação definida. Em São Caetano, a prefeitura ainda aguarda fim de licitação sobre o tema.

Orquestra de Santo André se apresentará no dia 15

Segurança: Olha o celular!

Os consumidores devem dar atenção especial a segurança durante as compras nesta época do ano. Polícia Militar e GCM (Guarda Civil Municipal) prometem presença reforçada nos centros comerciais. Mas algumas precauções podem ajudar você a não ser mais uma vítima de roubos e furtos. A GCM de Santo André dá algumas dicas:

  1. O criminoso está sempre de olho na pessoa distraída com sacolas de compras, bolsas e, principalmente, aquelas que estão falando ao celular;
  2. Evite mexer no celular no meio da rua. O ideal é procurar um local seguro, como uma lanchonete, por exemplo, para acessar as mensagens, atender ou fazer ligações;
  3. Também é recomendado evitar carregar grande quantidade de dinheiro. É mais seguro que as compras sejam feitas com cartões de crédito ou débito;
  4. Outro ponto de alerta é o interior do veículo estacionado na rua. Qualquer pertence, como sacolas de compras, bolsas e caixas, devem ser guardados no porta-malas.

Tags

Últimas Notícias